Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

5 vezes que os estudantes foram mais responsáveis que Bolsonaro na pandemia
24 de April de 2020
Educação sob governo Bolsonaro? Só ladeira abaixo; veja por quê
28 de April de 2020
Mostrar todos os posts

Esses 5 absurdos explicam por que gritamos #ForaBolsonaro

Sempre denunciamos a falta de medidas e excesso de ideologia na Educação neste governo. A escalada autoritária, antidemocrática e irresponsável só cresceu nesta última quinzena, em que dois ministros foram demitidos, isso no meio de uma pandemia mundial.

Diferente do presidente, estamos em casa pela saúde pública. Mas seguimos unidos e mobilizados, pelas redes sociais ou pelas janelas, para dizer #ForaBolsonaro. 

1) Tenta controlar a PF, o que é crime

Democracia exige instituições autônomas. Controlar investigações é uma maneira de não parecer corrupto. Sabe quem fez isso também? A Ditadura Militar.

2) Insiste em desrespeitar a democracia

Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, várias vezes Bolsonaro ignorou recomendações de saúde pública e contrariou a democracia ao mesmo tempo, participando de aglomerações antidemocráticas. Foram manifestações gravíssimas em defesa do Ato Institucional número 5, da Ditadura Militar, do fechamento do Congresso e contra o Supremo Tribunal Federal.

3) Prefere ideologia do que ciência

O governo Bolsonaro faz o contrário do que prometeu: é muita ideologia e pouca capacidade técnica. Quando finalmente tem um ministro com recomendações técnicas, alinhadas com especialistas do mundo todo, o governo o demite, como fez com Luiz Henrique Mandetta, da Saúde.

Faz tempo que o governo só age ideologicamente. Na educação, por exemplo. Nunca falou sobre o Plano Nacional de Educação. Mas não para de apoiar aventuras sem sentido, como militarização de escolas e Lei da Mordaça.

4) Desdenhar da pandemia não resolve

Lembra quando o governo Bolsonaro chamou as universidades e institutos federais de “balbúrida”? É a mesma coisa quando o presidente diz que as precauções com coronavírus são “histeria” ou que doença é só uma “gripezinha”. A pandemia já matou mais de 200 mil pessoas no mundo e deixa metade dos estudantes do planeta inteiro em casa.

5) Falta ação na crise do coronavírus (e no resto)

A coleção de absurdos ditos por Bolsonaro tenta disfarçar a falta de planos e ações em todas as áreas, como na Educação. Diante de um pandemia que precisa de soluções novas e respostas rápidas, isso ficou insustentável! O governo chegou a fazer uma proposta de auxílio de apenas R$200 para famílias durante o isolamento social e insiste em disparates como manter a data do Enem com estudantes sem aulas. Até os secundaristas apresentaram mais medidas que o governo Bolsonaro.