UBES convoca 16º CONEG e define próximos passos

Em reunião nesta terça (4/7), diretoria definiu data do próximo Conselho Nacional de Entidades Gerais em setembro e reafirmou força total por “Diretas Já”

A diretoria executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, composta por jovens de vários estados, se reuniu na sede da entidade em São Paulo nesta terça-feira, 4/7, para traçar os próximos passos da UBES. Prepare-se: entre as principais definições, ficou agendado para 8 e 9 de setembro o 16° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG). Também está definida a realização de um Encontro de Mulheres Estudantes no dia 7 de setembro.

No final, a diretoria preparou em conjunto uma nota unitária sobre as definições do encontro, que pode ser lida aqui.

>> Leia a nota da reunião

>> Baixe ata e regimento aprovados para o Coneg

Diretas Já e Se Liga, 16

Ao analisar o contexto nacional e sua gestão na UBES, os jovens destacaram que as lutas mais importantes atualmente são contra as reformas impostas por Michel Temer e por eleições diretas e que, por isso, as atividades dos secundaristas estarão a serviço destas bandeiras.

Neste sentido, ficou definido ainda que o movimento secundarista vai resgatar a campanha “Se Liga, 16”, criada inicialmente durante a campanha pelas eleições diretas em 1984, para estimular que a juventude tire seu título de eleitor.

A nota explica: “A participação da juventude na política é fundamental. Os jovens sempre tiveram protagonismo na luta do nosso povo e, mais uma vez, devemos ousar e usar do ‘Se Liga 16’ para impulsionar a discussão sobre a importância do voto”.

Fórum Popular de Educação

Durante a reunião, que foi transmitida ao vivo, os estudantes falaram muito sobre como as políticas de Michel Temer desvalorizam uma educação pública de qualidade e gratuita. Para eles, a atuação da juventude é fundamental para inverter a lógica das prioridades nacionais, como no caso das ocupações de escolas contra a reforma do Ensino Médio e contra o congelamento do orçamento.

Também foi um tema discutido a atual falta de democracia dentro do Fórum Nacional de Educação, até então composto pela UBES e diversas outras entidades para construir políticas educacionais. Depois da portaria 577/17 do Ministério da Educação, que retira entidades deste grupo, ss estudantes sinalizaram para esvaziar o fórum e construir um novo espaço, o Fórum Nacional Popular de Educação. Dentro desta esfera os secundaristas estarão engajados pela realização de uma Conferência Nacional Popular de Educação, de fato democrática.

Saiba mais: o que é o Coneg?

O Conselho Nacional de Entidades Gerais é um fórum organizado anualmente para reunir representantes das uniões secundaristas municipais e estaduais. Além de promover discussão, troca de experiências, conhecimentos e pautas comuns dos líderes secundaristas do Brasil todo, o CONEG prepara e convoca o Congresso da UBES, no qual a nova diretoria é eleita.

A participação é aberta a qualquer estudante do ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular. O cadastramento deve acontecer no dia 31 de agosto e logo o site da UBES trará mais informações.