Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ID Jovem NIS – Saiba tudo sobre ele!
11 de August de 2018
O que uma carteira de estudante oficial precisa ter?
14 de August de 2018
Mostrar todos os posts

“Sem luta por financiamento hoje, escola pública se esvazia em poucos anos”

“Se não lutar por financiamento hoje, daqui 10, 15 anos, não sobra um aluno na escola pública.” A frase foi dita pelo Diretor Geral do Instituto Federal de São Paulo, Luís Cláudio de Matos, durante o Seminário de Educação da UBES, em São Paulo, no dia 20 de julho. A urgência de mais investimento para educação permeou todos os temas discutidos no seminário, como reforma do Ensino Médio e BNCC, Plano Nacional de Educação e o papel da escola pública, mesa da qual Luís Cáudio fez parte.

Para vários nomes da área, como o diretor do IFSP, trata-se de uma questão de escolha de prioridades. Ele traçou um cenário sombrio. “Não precisarão fechar a escola pública. Basta deixarem que os estudantes desistam, migrem para opções privadas ou abandonem os estudos. É o que já fizeram com a saúde”, comparou.

Luís Cláudio, diretor do IFSP, durante Seminário de Educação da UBES: “Não precisarão fechar a escola pública. Basta deixarem que os estudantes desistam”

Cortar em vez de aumentar

Estudantes denunciam desde 2016 que a Emenda Constitucional 95/2016, a EC do “teto dos gastos” imposta pelo governo Temer, impediria avanços na verba da educação, que já é insuficiente. Para o orçamento de 2019, a medida começa a representar não só estagnação, mas também ameaça de corte.

Como há gastos primários do país que aumentam de um ano para o outro, por exemplo o da previdência e salário de juízes, o congelamento pode significar cortes para pastas como o Ministério da Educação (MEC). Se recursos forem diminuídos, as áreas atingidas seriam, principalmente: assistência estudantil, formação de professores, melhorias de estrutura, construções de novas unidades e pesquisa.

Pedro Gorki, presidente da UBES, lembra que para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é necessário aumentar as verbas do MEC. “Nosso país precisa é de mais orçamento para jovens entrarem na faculdade, mais orçamento para pessoas serem alfabetizadas e mais orçamento para novas creches. Não dá para aceitar menos orçamento”, explica.

“Como vamos cumprir as outras 19 metas do PNE se não cumprirmos a do orçamento ?”, perguntou no Seminário Selene Michielin, educadora e membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Pedro Gorki: “Nosso país precisa é de mais orçamento para jovens entrarem na faculdade, mais orçamento para pessoas serem alfabetizadas e mais orçamento para novas creches”

Raio-X do investimento em educação hoje

Atualmente, o investimento do Estado brasileiro com Educação é pouco diante do compromisso que o País assumiu com a Lei do Plano Nacional de Educação (PNE).

Enquanto esta Lei determina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação até 2024 e 7% do PIB até 2019, o Brasil dedica apenas 4,9% do PIB para a manutenção e desenvolvimento do ensino público, segundo relatório de 2017 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Por que 10% do PIB?

O cálculo de 10% do PIB para educação é defendido para se chegar a uma verba mínima razoável por estudante, o chamado Custo Aluno Qualidade (CAQ).

O PNE determina a implementação de um Custo Qualidade Inicial (CAQ-i) até 2016, mas o Brasil segue sem a definição oficial de um valor mínimo obrigatório.

Para comparação, usa-se os dados da OCDE, uma entidade de análise de políticas públicas com 37 países. Em média, a verba por aluno nestes países é quase o dobro da brasileira atual.

Investimento por estudante da educação básica por ano (em dólar)*
Média países da OCDE……. $ 10,8 mil
Brasil………………………….. $ 5,6 mil
*dados da OCDE/ 2017

Marcha pelo Plano Nacional de Educação, conquistado em 2014

Mais problemas à vista: fim do Fundeb

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (Fundeb) complementa as verbas estaduais e municipais para educação. O problema é que, criado pela EC 53/2006, ele tem duração até 2020. E não há previsão de um novo fundo.

Composto por parte de impostos municipais e estaduais, somada a uma complementação federal, o Fundeb distribui R$ 148 bilhões em 2018. Mais da metade (60%) é para completar salário de professores em estados que não atingem o piso nacional.

“Não gostaria de dar esta notícia tão ruim, mas, se não pautarmos o financiamento da educação, em poucos anos a escola pública entrará em colapso total”, diz Pedro Gorki.