Filme “Primavera” emociona estudantes na abertura do 42º CONUBES

Documentário sobre as ocupações estudantis marca o começo do maior encontro secundarista da América Latina

Um dos auditórios montados na Praça Universitária Honestino Guimarães, em Goiânia, esteve foi completamente ocupado pelos secundas de todo o Brasil que vieram para a abertura do 42º CONUBES, na noite desta quarta-feira (29). “Sejam todos bem-vindos e bem-vindas à nossa sessão extraordinária de cinema”, disse a presidenta da UBES, Camila Lanes, pouco antes do pré-lançamento do filme Primavera, documentário que relata experiência dos estudantes nas ocupações secundaristas.

Foto: Nilmar Lage

Carrinho de pipoca e muita expectativa marcaram a chegada dos jovens, que iriam ver retratadas as lutas de todos eles em seus estados. O filme é uma produção independente da Clementina Filmes, mas contou com o apoio da UBES. “Vivemos num momento muito difícil no país, duro para quem acredita numa sociedade mais justa, e poder sentir o que vocês sentem me dá muita esperança. Por isso, quero dizer que esse é um filme de esperança”, disse a diretora do documentário, Ana Petta. “Este é um primeiro corte, o filme não está finalizado, mas não poderíamos perder a oportunidade de apresentá-lo pela primeira vez aqui, para vocês”, acrescentou.

Leia também: Primavera: Ajude a contar a história das ocupações!

O reitor substituto do Instituto Federal de Goiás – IGB, professor Adelino Pimenta, também presente na abertura do CONUBES, saudou os estudantes e disse que acredita na luta deles pela Educação pública, gratuita e de qualidade para todos. “Desejo que aqui todos se sintam em casa e sintam tranquilidade para pensar um futuro melhor para o país”, disse.

Foto: Nilmar Lage

Uma juventude que floresce

O filme “Primavera” retrata uma juventude com sede de mudança, que ocupou suas escolas, transformou e foi transformada pela experiência. Além das pautas comuns às ocupações secundaristas como a luta contra a reorganização escolar, contra o Escola sem Partido, a Reforma do Ensino Médio e a PEC do Fim do Mundo, os estudantes trouxeram outras reivindicações como a melhoria da estrutura em suas escolas.

“Quando começaram as ocupações pelo Brasil eu comecei a compreender mais ainda o que é essa tal educação pública que todo mundo diz que está sucateada”, relatou no filme a presidenta da UBES, que percorreu as escolas ocupadas na Primavera Secundarista.

A partir dos relatos dos secundaristas, o filme apresentou o dia a dia deles nas ocupações, seus medos, suas transformações, suas músicas, poesias e o legado que ficou dessa nova forma de protestar. A exibição emocionou os estudantes que, vibraram em diversos momentos e dessa forma inauguraram o maior Congresso da UBES de todos os tempos.

O 42º CONUBES segue até o dia 2 de dezembro, na Praça Universitária e Arena Goiânia. Acompanhe ao vivo pela página da UBES no Facebook.

Assista à entrevista com a diretora do filme Primavera, Ana Petta:

Por Natasha Ramos, de Goiânia