Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

“Primavera”: filme apresenta personagens das ocupações secundaristas
26 de October de 2017
Congresso da UBES terá temas essenciais, artistas e lançamento de filme
9 de November de 2017
Mostrar todos os posts

Primavera: Ajude a contar a história das ocupações!

Participe do financiamento coletivo do filme, produzido de forma independente

O maior movimento de ocupações da história dos estudantes no Brasil está se tornando filme. “Primavera” é um longa-metragem documentário dirigido por Ana Petta e Paulo Celestino e aborda as transformações vivenciadas pelos estudantes durante esse movimento, nos anos de 2015 e 2016.

O longa, em fase de finalização, traz depoimentos de estudantes de todo o Brasil que foram protagonistas da maior ação organizada da juventude brasileira.

Para tornar esse projeto realidade, a produtora Clementina Filmes acaba de lançar uma campanha de financiamento coletivo e precisará da mesma força e união das ocupações para conseguir arrecadar R$35 mil, valor necessário para concluir a montagem e finalização do documentário.

As doações têm valores a partir de R$ 20. Cada doador terá direito a brindes exclusivos como adesivo e camiseta do filme, de acordo com a doação. “O financiamento coletivo cria vínculo das pessoas com o filme, estreitando laços entre o público e a obra. O filme precisa e é um movimento interessante”, afirma a diretora Anna Petta.

A produção de “Primavera” registrou relatos de dezenas de estudantes que ocuparam as escolas em Natal (RN), São Paulo (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) em um recorte inédito da geração de jovens que lutou pela educação e pela democracia nas escoas. “É um filme totalmente independente, para que chegue ao cinema, é muito importante a participação de todos”, ressalta Petta.

O financiamento coletivo unirá as pessoas em busca de um objetivo: imortalizar as ocupações na história e nas telas do cinema. O documentário será inscrito em festivais, será exibido em salas de cinema no Brasil e entrará no circuito comercial. Futuramente, o longa será disponibilizado também na internet.

COLABORE COM A CAMPANHA:

CATARSE “PRIMAVERA – O FILME – Montagem e finalização”
www.catarse.me/primaveraofilme

PRÉ-ESTREIA
A pré-estreia de “Primavera” acontecerá durante o 42º Congresso da UBES, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, em Goiânia. Durante o encontro, estarão presentes estudantes de todo o Brasil que participaram das ocupações. “São pessoas que saíram conscientes do seu papel político e social. Vão pensar coletivamente neste mundo cada vez mais individualista”, diz Anna Petta.

SOBRE A CLEMENTINA FILMES
Clementina Filmes é uma produtora independente brasileira focada na criação de conteúdos e obras audiovisuais que possibilitem construir novos olhares sobre temas contemporâneos. Foi responsável pelo videoclipe “Mel da Mocidade”, lançado em parceria com o artista Chico César e com a UBES. Seu último trabalho, “Praia do Flamengo, 132” narra os sonhos e as lutas de gerações de estudantes e artistas através de um endereço histórico. Também produziu em cinema, “Osvaldão”, que traz a temática dos direitos humanos, através de um personagem mítico da história do Brasil. A Clementina também produz o programa de web TV “Disputa de Pensamento”.

Por Mateus Marotta