Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Secundaristas dão início ao 13º Fórum Social Mundial
13 de março de 2018
Veja como estes grêmios romperam com preconceitos nas suas escolas
15 de março de 2018
Mostrar todos os posts

ID Jovem cinema – tenha meia-entrada e seu documento gratuito!

O ID Jovem pode ser usado para ter meia-entrada em cinemas e demais eventos culturais. Ele foi criado com o intuito de dar mais acesso à cultura, arte e oferecer uma educação complementar aos jovens. Para ter o seu ID Jovem nem é necessário estar estudando, portanto até quem já concluiu os estudos pode emitir o documento e usar os benefícios. Tem direito a ele jovens de 15 a 29 anos e a emissão do documento é totalmente gratuita.

Como ter meia-entrada no cinema

O ID Jovem também é conhecido como Identidade Jovem. Esse documento possibilita que o beneficiado tenha acesso à meia-entrada em cinemas, shows, jogos, exposições e demais eventos de entretenimento. Conforme consta no artigo. 23 da Seção VI na Lei nº 12.852:

Art. 23.  É assegurado aos jovens de até 29 (vinte e nove) anos pertencentes a famílias de baixa renda e aos estudantes, na forma do regulamento, o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso cobrado do público em geral.  

Para emitir o documento, o jovem precisa ter sua família cadastrada no CadÚnico, e ser, portanto, de baixa renda (a renda familiar deve ser de até 2 salários mínimos). Se o jovem se encaixa nos pré requisitos mas ainda não está inscrito no CadÚnico ele deve procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua residência e se inscrever no programa.

Para se emitir o ID Jovem o beneficiário vai precisar do seu número NIS (número de identificação social) também. Ele será criado depois do jovem se cadastrar no CadÚnico. Ainda tem dúvidas sobre o ID Jovem e quer saber tudo sobre ele? Leia o artigo: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!