Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Primeira vez na Bienal? Conheça o ABC da maior mostra estudantil da América Latina
30 de November de 2018
Como comprar uma carteirinha de estudante oficial?
2 de December de 2018
Mostrar todos os posts

ID Jovem 2.0 cadastro, como fazer?

Você já deve conhecer o ID Jovem, né? O documento que te permite viajar de graça e ter meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Ele é destinado apenas a jovens de baixa renda, e ainda, que tenham entre 15 e 29 anos. É necessário que sua família esteja inscrita no cadastro único, o CadÚnico e que portanto, tenha um código NIS – que será pedido no momento do cadastro. Ficou confuso? Vou te ajudar a entender melhor!

O que é o NIS?

É o Número de Identificação Social. Sendo um código utilizado para identificar individualmente os usuários do CadÚnico.

O jovem que não souber o seu código NIS pode encontrá-lo no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho. Se a dúvida persistir ele pode consultar o NIS em alguma agência da Caixa Econômica Federal. No entanto, buscando facilitar a vida do jovem, o próprio site ID Jovem onde você fará seu cadastro, há um link para fazer a consulta do NIS. O sistema de busca se chama Consulta Cidadão e reporta o Número de Identificação Social por intermédio de alguns dados pessoais.

Apenas com o NIS é possível emitir a ID Jovem. Quem não possui o NIS e se enquadra nas regras para inscrição no CadÚnico, deverá dirigir-se ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou à Prefeitura de sua cidade para realizar sua inscrição.

Passo a Passo rápido para ter seu ID Jovem

  • Acessar o site https://idjovem.juventude.gov.br/ ou baixar o app ID Jovem
  • Preencher as informações solicitadas como dados para contato, foto para personalizar o documento, nome da mãe, nome completo do jovem e NIS
  • Seu documento será gerado na hora. No caso do aplicativo seu documento será digital e quando for comprar passagem usando-se do benefício ou quando for comprar meia-entrada só precisa apresentar o cartão no aplicativo. No caso de estar usando o site oficial aí é necessário imprimir o documento para ser usado no momento da compra.

Ainda tem dúvidas? Leia o artigo ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!