Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Como renovar a carteira de identificação estudantil
1 de dezembro de 2019
Jovem Aprendiz CIEE pode pagar meia?
1 de dezembro de 2019
Mostrar todos os posts

Não confunda CIEE com CIE

Ainda que as siglas sejam parecidas, o CIEE e a CIE são completamente diferentes.
Enquanto CIEE significa Centro de Integração Empresa-Escola e CIE significa Carteira de Identificação Estudantil. Então, se você é um estudante este artigo vai te esclarecer muitas coisas.

CIE

A “carteira de estudante” legalmente é chamada de Carteira de Identificação Estudantil. Entretanto, as duas nomenclaturas se referem a mesma coisa. A Carteira do Estudante UNE, UBES e ANPG é a original e prescrita pela lei da Meia-Entrada nº 12.933 conforme consta no Artigo 4º:

“A Associação Nacional de Pós-Graduandos, a União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e as entidades estudantis estaduais e municipais filiadas àquelas deverão disponibilizar um banco de dados contendo o nome e o número de registro dos estudantes portadores da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), expedida nos termos desta Lei, aos estabelecimentos referidos no caput deste artigo e ao Poder Público.”

Carteira de Identificação Estudantil

A Carteira do Estudante é um documento que atesta a condição estudantil de um cidadão brasileiro. Para tanto, ele conta com Certificado de Atributo com base na certificação digital padrão ICP-Brasil. Dessa forma, a autentificação digital fica no QR-Code da carteira de estudante.

Lei da Meia-Entrada

A Lei da Meia-Entrada (Lei n. 12.933/93) foi promulgada em 2013 e regulamenta a compra e venda da meia entrada. Além disso, a lei discorre sobre o benefício estudantil; de idosos e pessoas com deficiência. E também para jovem de 15 a 29 anos com ID Jovem. Estas categorias, contam com a meia em espetáculos artístico-culturais e esportivos. Para os estudantes, esta Lei estabelece o funcionamento e a mecânica deste benefício.

Senhor ensinando jovens aprendizes

CIEE e suas vagas

O CIEE é uma associação brasileira de direito privado e sem fins lucrativos que integra jovens e empresas. Ela também é conhecida como uma associação beneficente e de assistência social.

Estágios

O CIEE encontra oportunidades de estágio e/ou aprendizado para estudantes do últimos anos do nível fundamental; do nível médio, técnico e superior. Assim, o CIEE beneficia muitos jovens oferecendo oportunidades de empregos. Além disso, o CIEE também participa da capacitação teórica e prática do jovem.

Jovem Aprendiz

O CIEE também auxilia o jovem a entrar no mercado de trabalho como aprendiz. A Lei da Aprendizagem (nº 10.097 de 2000) determina que entre 5% e 15% das vagas das empresas de médio e grande porte; se destine a jovens entre 14 e 24 anos incompletos. Sendo portanto, estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou formado.

Com efeito de selecionar e encontrar jovens que desejam uma colocação no mercado, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE se uniu à Fundação Roberto Marinho para ampliar o alcance do Programa Aprendiz Legal. Também são oferecidos cursos pelo CIEE para que jovens se qualifiquem para o mercado; desde que estejam cursando o ensino fundamental e médio ou tenham concluído o ensino médio e sejam oriundos de escola pública.

Cursos

Os cursos oferecidos pelo CIEE são virtuais (Ambiente Virtuais de Aprendizagem – AVA) e à distância (Educação à Distância – EAD). O CIEE Saber Virtual foi desenvolvido com o propósito de capacitar os jovens aprendizes, estudantes e estagiários tanto em temas atuais com orientação profissional quando em habilidades técnicas, como uso do pacote Office e competência gramatical. 

Não perca mais a oportunidade de pagar meia-entrada, solicite sua Carteira de Identificação Estudantil.