Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES lança novo guia para apresentar grêmios e ampliar movimento
5 de August de 2019
Tri Escolar
7 de August de 2019
Mostrar todos os posts

Cartão TRI

O cartão TRI foi criado inicialmente para utilização nos ônibus de Porto Alegre mas com o tempo o cartão TRI se expandiu para outros meios transporte. Atualmente o cartão TRI é aceito também nas lotações. Sistema seletivos de Porto Alegre – e no trem, que liga a Capital às demais cidades da região metropolitana. Mais de 1,3 milhão de pessoas possuem o Cartão TRI e o utilizam diariamente para se deslocar.

O Transporte Integrado de Porto Alegre, também conhecido como cartão TRI é o sistema de bilhetagem usado na capital. O cartão TRI consiste na arrecadação automática da passagem de ônibus, através da utilização de cartões inteligentes com créditos eletrônicos. O sistema tem como objetivo integrar itinerários e beneficiar os passageiros, através de descontos na tarifa para quem utiliza mais de uma linha e para quem utiliza outros meios de transporte coletivo.

Como foi a implantação do cartão TRI

A implantação do cartão TRI foi feita por etapas. Primeiramente foram cadastrados e distribuídos os primeiros cartões em 2007. Nesse primeiro momento foram escolhidos a categoria de passageiros isentos do pagamento da tarifa. A partir deste momento os usuários beneficiados não precisariam mais ficar na parte dianteira do coletivo. Dessa forma poderiam ter mais conforto ao transpor a roleta. 

Em 2008 foi a segunda etapa do processo, dessa forma foram cadastrados para o cartão TRI a categoria do professorado e dos estudantes. Dessa forma o benefício escolar ficou mais dinâmico e ágil. Por fim, vieram os usuários do vale-transporte e da passagem antecipada (comum) que puderam usufruir um sistema mais seguro e prático. 

Como solicitar o cartão TRI escolar

Acesse o site tri.dne.com.br faça login com facebook ou com um e-mail que você use com frequência. Prepare os seguintes documentos:

  • foto 3×4 (pode inclusive ser uma selfie)
  • Cópia da carteira de identidade para maiores de 18 anos. Ou certidão de nascimento para menores de 18 anos que não possuem RG.
  • Comprovante de residência atualizado (somente para alunos que residem em Porto Alegre, mas estudam em outra cidade).
  • Cópia do CPF (não é aceito o CPF de pais ou responsáveis)
  • Comprovante escolar original (graduação e pós-graduação) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (ensino superior).

Após feito uma conta o próximo passo é pagar pelo seu cartão TRI poa e pelo seu Documento do Estudante. Este que te dará mais comodidade quando for fazer a renovação do seu TRI. Pagamento aprovado? Então faça o upload dos documentos que você já separou e uma vez que eles sejam aprovados, você receberá seu TRI e sua DNE em sua residência com a toda a comodidade.

Como renovar anualmente o seu cartão TRI

A renovação ocorre sempre no início de cada ano letivo.Para a renovação você precisa apenas acessar ao site tri.dne.com.br e carregar os documentos:

  • cópia do seu TRI Cartão
  • Cópia do CPF (não é aceito o CPF de pais ou responsáveis)
  • FIB preenchido pelo site 
  • Pagamento da renovação

Estudantes devem fornecer atestado escolar original (graduação e pós-graduação) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (ensino superior).

Uma vantagem interessante é que os passageiros de Porto Alegre possuem 50% de desconto no segundo coletivo que for utilizar. Já o estudantes possuem essa vantagem ampliada e podem um segundo ônibus gratuitamente.

Solicite seu TRI Escolar!