Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

“Manda esse lixo janela abaixo”: o ódio contaminou o estado?
10 de April de 2018
Bora ocupar as urnas! UBES lança campanha “Se Liga, 16!”
11 de April de 2018
Mostrar todos os posts

Passo a passo para tirar o título de eleitor

Foi com muita luta e mobilização que a juventude conquistou o direito de votar desde os 16 anos, mesmo que a participação nas eleições só seja obrigatória a partir dos 18. Há 30 anos o direito foi incluído na Constituição Federal de 1989, esta que vale até hoje.

Se você tem pelo menos 16 ou completa antes de 2 de outubro, aproveite para usufruir deste direito. A UBES lançou a campanha “Se Liga, 16”, para explicar por que o voto é tão importante.

“Nossa sensação, com o assassinato de Marielle Franco, a chacina dos cinco meninos de Maricá (RJ), a prisão arbitrária do ex-presidente Lula, é de um cenário de retrocessos. Então o momento de mudar esse jogo é agora, com as eleições de outubro. Vamos entrar com tudo para ocupar a política”, diz Pedro Gorki, presidente da UBES.

Tem 16 anos ou completa antes de 2 de outubro? Você pode solicitar o seu título de eleitor até o dia 9 de maio. Se liga no passo a passo:

  1. Descubra qual o cartório eleitoral mais próximo da região em que você mora. É só procurar no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado.
  2. Precisar levar os seguintes documentos:
    > Carteira de identidade (RG) ou certidão de nascimento
    > Comprovante de residência recente (conta de luz, água ou conta bancária com nome). Pode ser no seu nome ou de um responsável.

Pronto! Os jovens que irão fazer o alistamento eleitoral facultativo já estarão aderindo à identificação biométrica. O novo sistema realiza a identificação do eleitor por meio das impressões digitais.

Leia também:
Bora ocupar as urnas UBES lança a campanha “Se Liga 16!”