Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Um ano de governo Temer, um ano de resistência secunda
31 de August de 2017
Confira programação do 4º EME e 16º CONEG
4 de September de 2017
Mostrar todos os posts

Secundas vão debater ensino médio e protagonismo feminino

A Reforma do Ensino Médio foi aprovada, e agora? Meninas descobriram o papel de protagonistas nas ocupações de escolas, quais os próximos passos? Estas são algumas das perguntas que mais de 500 lideranças secundaristas tentarão responder, juntas, no próximo encontro do movimento estudantil. Será entre 7 e 9 de setembro, na faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo.

É papel do 16º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) promover debates para discutir o cenário da educação e unificar as lutas em todo País. Este encontro, que reúne representantes de entidades municipais, regionais e estaduais de estudantes, termina definindo a convocação para o Congresso da UBES, no último dia.

Paralelo a isso, o 4º Encontro de Mulheres Secundaristas é um espaço para analisar os desafios das mulheres e fortalecer uma rede de empoderamento. “Nós, mulheres protagonistas nos processos de ocupações de escolas, nos grêmios, nos coletivos, vamos debater sobre o projeto de escola e de sociedade sem machismo que queremos”, convida Brisa Bracchi, diretora de Mulheres da UBES.

Camila Lanes, presidenta da UBES, avisa que a ideia dos eventos é promover debates técnicos, “para que cada um e cada uma possa voltar ao seu estado com mais informações, ideias e ciência dos seus direitos para passar adiante”.

Saiba como participar

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Confira os temas:

Quinta, 7/9
4º Encontro de Mulheres Secundaristas

Começa de manhã com uma grande mesa sobre o protagonismo das mulheres nas lutas e nos espaços de poder: “Mulheres na resistência, ocupando as escolas e o Brasil”.

De tarde, serão seis mesas de debate simultâneas:

“Resistência e protagonismo das pretas”

“As meninas ocupando o movimento estudantil”

“Pelo direito de viver sem violência”

“O combate à LGBTfobia dentro e fora da escola”

“A cultura das mulheres muda o mundo” e “Feminismo pra quê?”

A partir das 18h, será definida uma carta de resoluções para o encontro.

Sexta, 8/9
16º Conselho Nacional de Entidades Gerais

Na abertura, será lançado a Conape – Conferência Nacional Popular de Educação.

Dois debates sobre temas fundamentais para o ensino médio hoje acontecem de manhã. Um sobre a “Reformulação do Ensino Médio”, com participação da Monica Ribeiro da Silva, coordenadora do Observatório do Ensino Médio.

Outro, sobre o projeto “Escola Sem Partido” com contraponto de ideias a favor e contra.

De tarde, haverá mesas sobre passe livre e assistência estudantil, movimento estudantil, ensino técnico, além de uma conversa com especialistas e movimentos sociais sobre os efeitos das reformas de Temer para a juventude.

Uma terceira rodada de debates trará ao centro a cultura nos movimentos sociais e os novos caminhos da comunicação, com especialistas como Laura Capriglioni, do Jornalistas Livres.