Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Os youtubers e o preço da “Deforma” do Ensino Médio
17 de February de 2017
Presidenta da UBES é agredida na Câmara ao rebater Escola Sem Partido
22 de February de 2017
Mostrar todos os posts

Ensino Médio de Temer deixará alunos sem escolha

“No lançamento da reforma do ensino médio, a aprovação era de 56%. Hoje, eu vejo pela presença das autoridades que estão aqui, a aprovação é de 100%”, disse Michel Temer ao sancionar a MP 746 (agora PLV 34) nesta quinta (16). Ele atribuiu esta suposta mudança ao “debate democrático”, sem citar que, entre outubro e janeiro, o Ministério da Educação gastou R$ 13 milhões em publicidade, o dobro em relação ao mesmo período no ano anterior.

Além das propagandas em horário nobre na televisão, o MEC pagou para youtubers divulgarem vantagens da mudança, revelou o jornal Folha de S. Paulo.

Em um vídeo do canal Você Sabia, em que os apresentadores dizem contar “tudo que você precisa saber sobre o novo Ensino Médio”, Lukas Marques e Daniel Molo defendem a ideia dos estudantes escolherem a área em que querem se aprofundar no Ensino Médio. “Lá fora já é assim. Onde estudei, na Itália, fiz dois anos normais e escolhi uma formação técnica para os dois últimos anos”, diz Daniel. (Na reforma de Temer, haverá apenas um ano e meio para a base e um ano e meio para o aprofundamento.)

Falta de opção

O maior problema é que, apesar da nova lei estabelecer cinco áreas possíveis para os estudantes optarem (linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico), ela não prevê um número mínimo de itinerários formativos que cada escola tem obrigação de oferecer. “Essa definição fica a critério dos sistemas de ensino, ou seja, das secretarias estaduais, e não dos estudantes!”, explica Monica Ribeiro, coordenadora do Movimento Nacional de Defesa do Ensino Médio.

”Há o risco de o jovem escolher uma determinada área que não esteja disponível em seu bairro ou até em sua cidade, dependendo da região do País”, analisa Antônio Gomes Batista, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). “Opção única não é escolha”, afirma Cesar Callegari, do Conselho Nacional de Educação.

Um dos riscos é das escolas em locais de maior vulnerabilidade social ofertarem apenas a opção do ensino técnico. E é nesta categoria onde moram as maiores carências do novo ensino médio. Ficam permitidas aulas à distância, por exemplo. “Ter esses itinerários a distância, que é modelo mais barato e mais precário, pode cair como uma luva a Estados sem recursos”, diz Callegari, em entrevista à Folha de S. Paulo.

Falta de verba e falta de diálogo

Além disso, especialistas acreditam que é difícil o ensino brasileiro se assemelhar ao de países desenvolvidos, como sugerem os youtubers, enquanto não houver aumento de investimentos. O ensino integral, apontado como outra vantagem pelas propagandas do MEC e dos youtubers pagos, só será financiado pela Medida Provisória para 3% das escolas públicas do Ensino Médio público brasileiro.

Críticos denunciam ainda o formato pouco democrático da Medida Provisória para tratar do assunto. A “urgência” justificada pelo governo não procede, já que o projeto só poderá ser aplicado de fato a partir de 2019.Por conta disso, a MP 746 foi julgada como “inconstitucional” pelo procurador da República Rodrigo Janot, do Supremo Tribunal Federal.

Leia também:

7 pontos por que a Reforma do Ensino Médio pode aumentar os problemas em vez de resolvê-los

“Experiência das ocupações deve ser levada em conta para mudar o Ensino Médio” 

Sem verba, novo ensino médio rompe com o Plano Nacional de Educação