América Latina unida: UBES participa de reunião com jovens do continente

Encontro da Organização Continental Latino Americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE) acontece na Argentina. A UBES é responsável pela pasta de Movimento Estudantil Secundarista da entidade

Entre 9 e 11 de março, acontece em Buenos Aires o encontro do secretariado da Organização Continental Latino Americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE), entidade que reúne jovens latinos desde 1966 pela defesa da educação pública de qualidade.

“É um espaço muito importante para nós, para trocarmos experiências com jovens de todos os cantos do continente neste momento complexo em que vivem os países da América Latina”, diz Jairo Marques, diretor de Relações Internacionais da UBES. Para ele, as ameaças são constantes e, por isso, a unidade em torno de bandeiras comuns serão fundamentais.

“A UBES, como coordenadora do Movimento Estudantil Secundaristas da OCLAE, tem o desafio de formular sobre a escola que queremos”, completa Jairo. Além dele, a presidenta da UBES, Camila Lanes, também participa da reunião.

Em entrevista ao site da UBES em 2016, a presidenta da OCLAE Heyde Ortega afirmou que a mercantilização do ensino não é um problema apenas brasileiro e que, por isso, a união é fundamental: “A ofensiva do imperialismo no continente é muito forte e, sobretudo, atenta contra as conquistas que haviam sido alcançadas por determinados governos em diversos países da América Latina nos últimos anos. Perante esse quadro, a opção que temos é a de nos mobilizarmos ainda mais”.

 

Dica da UBES:

Pague meia-entrada em cinema, shows e eventos. Faça agora a sua carteira de estudante oficial. É só clicar aqui!

carteira de estudante