Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Governo goiano recua e nenhuma OS está qualificada para gerir escolas
28 de março de 2016
Presidenta da UBES relata agressões na Câmara dos Deputados
29 de março de 2016
Mostrar todos os posts

UBES lança campanha pela democracia, voto aos 16 e mais participação

No momento em que a democracia brasileira tem sofrido duros golpes, o mais importante para o jovem é se informar, participar das discussões e entender a importância de exigir o respeito ao seu voto e de outros milhões país afora.

Nesse contexto, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas bota na rua a partir do mês de março a sua já tradicional campanha“Se Liga 16!”, uma série de ações para incentivar o jovem a fazer o seu título de eleitor e participar mais diretamente da vida política do país.

O voto aos 16 anos foi conquistado após uma forte campanha do movimento estudantil para que esse direito fosse incluído na Constituição Cidadã de 1988, elaborada após o país se livrar de uma violenta ditadura militar que durou 20 anos (1964-1985).

Desde então, a campanha ‘’Se Liga 16’’ é realizada todos os anos pela UBES junto a  grêmios estudantis, entidades estaduais e municipais do movimento estudantil e uma parceria com os Tribunais Regionais Eleitorais.

O objetivo é levar informação para dentro das escolas com debates sobre a democracia, os males da ditadura militar, o direito ao voto e a participação política.

“Foi com a democracia que nós conquistamos o direito do voto aos 16 anos, que é uma das coisas mais importantes que existe para aparticipação do jovem na vida política do país. Se queremos melhorar o país, essa luta começa nas eleições, com a gente exercendodemocraticamente o nosso direito de cidadão”, explica a presidenta da UBES, Camila Lanes. “Nosso voto é nossa força nossa voz. Tem que ser respeitado!”, pontua.

 

PASSO A PASSO DA DEMOCRACIA

  1.  Tem 16 anos ou completa até o dia 2 de outubro? Você pode solicitar o seu título de eleitor até o dia4 de maio.
  2. Descubra qual o cartório eleitoral mais próximo da região em que você mora.

> Procure aqui: www.tse.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais

  1.  Você precisar levar os originais e cópias dos seguintes documentos:

> Carteira de identidade (RG) ou certidão de nascimento

> Comprovante de residência recente

  1.  Pronto! O seu título eleitoral fica pronto na hora.
  1. Se tiver dúvidas, ligue para o Disque-Eleitor: 0800-648-0005. Ou procure aqui o telefone e e-mail do tribunal eleitoral do seu Estado:www.tse.jus.br/eleitor/disque-eleitor/disque-eleitor

 

MATERIAL PARA DOWNLOAD

Cartaz Se Liga 16! (COM marca de corte)
Cartaz Se Liga 16! (SEM marca de corte)