Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

6 motivos por que a UBES é contra a PEC 241
25 de October de 2016
Paraná reúne mais de 600 escolas em grande assembleia para pautar futuro das ocupações
28 de October de 2016
Mostrar todos os posts

Nota: UBES Tocantins repudia atuação arbitrária e fascista da PM e da Promotoria de Justiça do Estado

Hoje, 27 de outubro, por volta das nove horas da manhã, estudantes secundaristas que ocupam a escola estadual CEM Dona Filomena do município de Miracema do Tocantins (TO) foram abordados de forma arbitrária e fascista pela polícia militar e pelo promotor de justiça da vara da infância do estado.

A PM e o promotor exigiam a desocupação imediata sem qualquer mandado judicial de reintegração de posse e reverberando diversas ameaças e intimidações com abuso de poder. Por medida de segurança, resistência e alegando a falta de base jurídica para a atuação, os/as estudantes se negaram a abrir os portões até a chegada dos/as advogados/as apoiadores/as e de um devido mandado judicial.

Logo depois, os policiais e o promotor quebraram o cadeado dos portões e invadiram a escola, usando da violência física e algemando estudantes. A maioria eram menores de idade.

A UBES repudia veemente essa atuação fascista por parte da polícia militar e dos órgãos do judiciário contra os/as estudantes secundaristas em luta. Denunciamos, também, o governador golpista do estado do Tocantins Marcelo Miranda, que não teve nenhum posicionamento e que serve aos mandos de Michel Temer.

Já são mais de 1100 escolas ocupadas em todo o país e estas estão sendo exemplos reais de organização, construção coletiva e participação social da juventude brasileira.

Estamos fazendo história e construindo a educação que a gente pensa e defende. Continuaremos firmes na luta. Não aceitaremos qualquer tipo de intimidação e uso da força do estado. Não nos enfraqueceremos por isso.

Nosso recado é claro: não arredaremos o pé até derrubarmos a PEC da maldade, a MP da (DE)forma do ensino médio e o governo ilegítimo e golpista de Michel Temer.

União Brasileira Dos/as Estudantes Secundaristas no Tocantins.