Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

As caras da democracia no histórico 20/8 em São Paulo
21 de agosto de 2015
ESTUDANTES DE MG FUNDAM NOVA ENTIDADE SECUNDARISTA
26 de agosto de 2015
Mostrar todos os posts

SECUNDARISTA PROPÕE “PACOTAÇO ANTICORRUPÇÃO”

Destaque no Programa Parlamento Jovem, estudante da Baixada Santista (SP) quer mais investimentos em educação pública e nas políticas sociais

Buscando meios de ser ouvido, o secundarista de São Paulo Ergon Cugler inscreveu seu projeto no Programa Parlamento Jovem para concorrer a uma vaga na jornada parlamentar da Câmara dos Deputados. A disputa que envolveu a juventude de diversos estados do país simulará a rotina dos trabalhos legislativos. Nesta edição, 78 jovens estarão entre os dias 21 e 25 de setembro vivenciando a agenda de atividades no Congresso Nacional, em Brasília (DF).

No primeiro lugar entre os melhores projetos aprovados no estado de São Paulo, o estudante da Baixada Santista liderou o ranking ao propor uma espécie de “pacotaço anticorrupção”, no qual todos os recursos resgatados seriam destinados ao investimento na educação pública, políticas públicas para juventude e demais fundos sociais.

Ergon, que também é vice-regional da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), propôs a recuperação dos recursos desviados pela corrupção simulando o redirecionamento dessa verba para as áreas da educação pública no país no Programa de Assistência Estudantil (PNAES), na Secretaria Nacional de Juventude, entidades representadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), programas de proteção à criança e ao adolescente, políticas antidrogas e na própria implementação das metas do Estatuto da Juventude.

Em seu blog na internet, “Jovem Z”, Ergon afirma. “Se não tivermos espaços para a juventude, estaremos não só ignorando a corrupção, mas sendo cúmplices, pois o jovem, além de ser o futuro da nação, é o presente da transformação”, diz o jovem. Acesse aqui o projeto de lei.

Reivindicando entre os destaques a regulamentação do Estatuto da Juventude, o secundarista destaca a importância de garantir o protagonismo desta parcela da população. “É necessário mobilizar a juventude para reconquistar seus espaços: fundar grêmios, diretórios acadêmicos, fortalecer Uniões Municipais, fundar entidades, integrar Conselhos de Juventude e fazer do jovem o protagonista da realidade […]”, definiu.

As lideranças selecionadas pelo Parlamento Jovem podem ser consultadas no site oficial.