Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ESTUDANTES SÃO EXPULSOS DA CÂMARA COM GÁS DE PIMENTA E PORRADA
10 de junho de 2015
A JUVENTUDE PIONEIRA QUE PUXOU O #FORALEVY
11 de junho de 2015
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES INTENSIFICAM LUTAS CONTRA OS CORTES NA EDUCAÇÃO E A REDUÇÃO

UBES e UNE pressionam o governo para barrar o retrocesso e o conservadorismo 

Desde a madrugada desta quarta-feira (10), estudantes de todo o Brasil estão acampados em frente à sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, para protestar contra o corte de R$ 9 bilhões nas verbas para a Educação promovido pelo ministro Joaquim Levy. A UBES e a UNE são contra ainda a PEC 171, que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

As presidentas Bárbara Melo (UBES) e Carina Vitral (UNE) estiveram na ocupação que encerrou na tarde desta quinta-feira (11) junto a mais de 200 jovens. Estes estudantes participaram nesta quarta-feira (10) da Comissão Especial sobre a redução da maioridade penal, na Câmara dos Deputados. A votação, que deveria ocorrer somente no final de junho, foi suspensa após intervenção da Polícia Legislativa com uso de spray de pimenta e agressão aos estudantes para evitar a participação popular.

Atualmente, costura-se no Congresso Nacional um acordo para aprovar-se a redução da idade penal apenas para crimes hediondos, como o latrocínio e o estupro. Esta proposta, defendida por PT e PSDB, foi recentemente encampada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

“A nossa pressão foi fundamental para que essa mudança acontecesse, mas não acabou. Agora vamos barrar a redução. Vamos intensificar nossas ações para pressionar os deputados até o dia da votação, para dizer que nós somos contra a redução da maioridade penal”, afirma a presidenta da UBES, Bárbara Melo.

Há mais de 24 horas acampados, agora os estudantes pretendem  ampliar a mobilização levando o debate #ReduçãoNãoéSolução para dentro das escolas, centros, praças, ruas e avenidas. O objetivo é realizar ações em conjunto com outros movimentos sociais para sensibilizar a opinião pública sobre o tema e pressionar os deputados. Tais ações aconteceram até a votação do relatório da Comissão Especial que está previsto para acontecer na próxima quarta-feira (17).

De acordo com a presidenta da UNE, Carina Vitral, é preciso espalhar uma rede de mobilização em todo o país. “A ocupação está focada nos cortes e contra a redução. De hoje até o dia da votação iremos à porta do Congresso Nacional, convocando os movimentos de juventude e cultura, unificando nossa luta para que os parlamentares sintam o calor do povo. Vamos falar com cada deputado e atingir 2/5 para impedir a emenda à Constituição”, afirma.

Débora Neves.