Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES defende reformulação do ensino médio na Câmara dos Deputados
3 de December de 2014
Senadora sofre agressão verbal durante votação no Congresso
4 de December de 2014
Mostrar todos os posts

Semana da Consciência Negra mobiliza Rio Grande do Sul

Estudantes exaltaram a cultura negra, organizaram debates sobre juventude e realizaram eleições democráticas

Nos dias 20, 26, 27 e 28 de novembro, o estado do Rio Grande do Sul recebeu três grandes eventos democráticos que representaram as demandas do movimento estudantil, o Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Igrejinha (UMESI), a Eleição do Grêmio Estudantil da Escola Técnica Estadual Parobé e o Congresso da União Estudantil de Nova Hamburgo (UENH). Além disso, em comemoração ao dia da Consciência Negra a  Escola Técnica Estadual Parobé realizou um evento exaltando a cultura negra.

No último dia 20 de novembro, dia em que se comemora o dia da Consciência Negra, o Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, localizado no município de Petrópolis, no Rio Grande do Sul organizou um evento cultural para exaltar a cultura negra.

Durante o evento houve uma feira com comidas típicas africanas, danças típicas da cultura negra, como capoeira e samba e declamação do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves. “Foi lindo ver todos os estudantes se mobilizando e estudando a história e a cultura negra do nosso país, que não é valorizada como deveria”, afirma a Diretora Regional da UBES, Fabíola Loguercio.

Congresso da UMESI

O Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Igrejinha (UMESI) ocorreu do dia 26 de novembro, nos períodos matutino e noturno, na Escola Berthalina Kirsch, localizada no município de Igrejinha, no Rio Grande do Sul. O evento contou com coordenação do presidente do grêmio estudantil Che Guevara (GECHE), Victor Negretti; e do recém-eleito presidente do grêmio Mário Quintana, Vitor Gabriel.

No Congresso estavam presentes cerca de 200 estudantes, o prefeito, Joel Wilhelm; o Secretário Municipal de Educação, Luís Carlos Trombetta; o Presidente do Conselho Municipal da Juventude de Igrejinha (CMJ), Maxwell de Matos; representantes da (UEE-LIVRE) Ananda Oliveira e Lucas Bernardes; representantes da UBES, Fabíola Loguercio e Stephannye Vilela; a Presidenta   da União Brasileira de Mulheres de Porto Alegre (UBM), Fabiane Dutra; o Diretor de Letras da Unissinos, Valter Ribeiro e o rapper, White Jay.

“Se a escola não tratar sobre o que nós vivemos no nosso cotidiano, quem vai tratar?”, afirma Fabíola Loguercio. As pautas debatidas passaram, portanto, pela reformulação do ensino médio, emancipação feminina e o racismo na escola.

 

Eleição do Grêmio Estudantil da Escola Técnica Estadual Parobé

A Escola Técnica Estadual de Parobé, segunda maior do Rio Grande do Sul, realizou no dia último dia 27 de novembro, a eleição do Grêmio Estudantil.

Após quase um ano de inatividades, o grêmio voltou com força total. Com formação de apenas uma chapa a eleição contou com a participação de 528 eleitores, sendo 498 favoráveis, 20 não favoráveis e 10 nulos.

A chapa vencedora teve como tema principal a defesa de uma nova escola, com uma diretoria voltada ao curso técnico, intervalos interativos, grupos de debates que tratem do cotidiano da juventude e a criação de uma pista de skate.

Congresso da União Estudantil de Nova Hamburgo

No dia 28 de novembro, ocorreu o Congresso da maior entidade de Novo Hamburgo, a União Estudantil de Nova Hamburgo (UENH). O evento contou com a presença de centenas de estudantes de diversas escolas, que passaram a manhã discutindo os rumos da entidade para a próxima gestão, os desafios e demandas da juventude do município.

As principais demandas levantadas pelos estudantes foi a defesa do Passe Livre Estudantil Municipal, mais democracia nas escolas, a defesa da Universidade Federal dos Vales (UNIVALES), Reformulação do Ensino Médio e mais cultura dentro das escolas.

As pautas levantadas durante o Congresso mostraram aos estudantes a necessidade de uma jornada de lutas no inicio de 2015  e de uma bancada representando o município de Novo Hamburgo  no 13º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET) da UBES, com objetivo de trazer as demandas do município para o ENET, fortalecendo e definindo as lutas do movimento estudantil.