Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Retrocesso na Educação: FUNDEB em Risco devido ao Arcabouço Fiscal!
19 de May de 2023
UBES participa de encontro com o MEC, apresenta Carta de Reivindicação e reitera a revogação do Novo Ensino Médio
26 de May de 2023
Mostrar todos os posts

UBES no Encontro Nacional dos Estudantes

Estamos presentes, em Brasília, no 1º Encontro Nacional dos Estudantes, realizado pelo MEC, para discutir sobre o Novo Ensino Médio e os caminhos da educação no Brasil.

A UBES tem sido incansável na defesa da escola pública e gratuita. Desde 2016, resistimos contra reformas sem diálogo e agora, em 2023, seguimos firmes, lutando pela paz nas escolas e pela reconstrução da educação pública.

Essa é uma oportunidade única para lutarmos por uma educação democrática, inclusiva e de qualidade.

Nosso objetivo é claro: buscamos uma escola pública de qualidade, onde os estudantes tenham voz ativa nas decisões que impactam diretamente suas vidas. Acreditamos que a imposição do NEM vai contra o princípio fundamental da democracia educacional.

Nota e Reivindicações

Durante as plenárias apresentaremos um documento trazendo propostas concretas que vão além da revogação do NEM, contendo alternativas para ele.

Defendemos:
A construção de uma comissão civil, que permita a participação de movimentos e entidades educacionais na elaboração de uma  nova proposta para o ensino médio, em colaboração com o governo, garantindo que os principais interessados fossem ouvidos e pudessem contribuir para a construção de um modelo mais adequado.

Investimentos financeiros para melhorar as estruturas físicas das escolas. A falta de estrutura adequada é um desafio enfrentado por muitas instituições de ensino no Brasil.

A realização de conferências e debates públicos seriam uma oportunidade para ouvir a opinião de alunos, professores, servidores públicos e toda a sociedade interessada em construir uma nova proposta de ensino médio. Esse diálogo amplo e inclusivo reflete o compromisso da entidade com a defesa histórica da democracia.

A necessidade de um Sistema Único de Educação que aborde a formação dos profissionais envolvidos na aprendizagem dos estudantes.

Propomos, acima de tudo, uma abordagem participativa, que inclua a voz de todos os interessados na construção de uma nova proposta de ensino médio.

A nossa luta nunca parou

Desde a implementação da MP do NEM em 2016, travamos uma batalha pela revogação dele.

Nossa luta é para ampliar a participação dos estudantes nas decisões e exigir uma reforma educacional verdadeiramente democrática!

Em 2017, resistimos às reformas impostas sem diálogo e fomos para a rua contra a falta de recursos e a reforma do ensino médio, que nos privou de escolhas e oportunidades.

Em 2018, alertamos para os desafios que a escola pública enfrentaria com a proposta da Base Nacional Comum Curricular nas escolas e posicionamo-nos contra o projeto “Escola Sem Partido”.

A pandemia da COVID-19 impactou profundamente a educação em 2020, e mesmo durante o isolamento social, continuamos firmes na defesa do acesso à educação. Intensificamos nossa atuação contra a falta de investimento e infraestrutura nas escolas públicas, pressionando por políticas educacionais adequadas durante a crise sanitária.

E agora, em 2023, lançamos o Manifesto pela Paz nas Escolas e promovemos manifestações por todo o país, gritando #RevogaNEM, em repúdio à reforma do ensino médio.

Esse encontro é uma conquista de todas as entidades que lutaram e lutam pela revogação do NEM e por uma educação pública de qualidade para todos.

Onde acompanhar

O encontro acontece no Centro de Convenções e a programação inclui desde mesa de abertura, onde será ressaltada a importância da participação estudantil na construção de políticas educacionais, até rodas de conversa simultâneas abordando temas como educação e trabalho.

Acompanhe a participação da UBES nas redes!

Twitter e Instagram: @ubesoficial