Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes secundaristas marcando presença na Bienal da UNE
4 de February de 2023
Estudantes de todo o Brasil fizeram um evento histórico
6 de February de 2023
Mostrar todos os posts

Encontro do Circus da UBES acontece na Bienal da UNE – Festival dos Estudantes


Hoje, a UBES viveu um momento mais do que importante: um ato de encontro do Circus, na presença de secundaristas de todo o país. Estudantes secundaristas, artistas, que produzem cultura, arte, comunicação, que se negam a ficar fora da escola e se negam a ser tolhidos por uma estrutura que nos quer fora do campo dos nossos sonhos.

“E este ato é muito importante para que, cada vez, o Circus seja um instrumento não só de mobilização, mas que a produção de cultura e arte vá para além da expressão, para além de denúncia, para além de registro histórico, porque ela é geradora de empregos, de renda e de vida”, falou Jade Beatriz, presidenta da UBES, relembrando que foi o Circus que a INICIOU no movimento estudantil e mostrou que é para todos.

Isto porque a gente sabe como é difícil, muitas vezes, para o estudante pagar uma passagem de ônibus e acessar equipamentos culturais, por isso a força do Circus começando dentro das escolas. E ele só vai ser possível se cada um que se fez presente se comprometer em fazer acontecer.

O ato foi conduzido por Alexssia Reis, diretora de cultura da UBES;  e contou com a presença da Paola Soccas, coordenadora geral do CUCA; Fabiola Loguercio, idealizadora do Circus e ex-diretora de Comunicação da UBES; Stefany Kovalski, ex-diretora de Comunicação da UBES e Wanderson Marques, vice-presidente da UBES.

O momento se encerrou com a apresentação de um documento, que é um manifesto oficial da UBES, que retrata os objetivos deste novo momentos, que são lembrar dos 75 anos de história, lutas e conquistas da UBES, defendendo o caráter revolucionário existente na arte e nas juventudes e continuar esperançando por uma educação libertadora, transformadora que, nós, estudantes, queremos para a nossa sociedade com uma escola crítica, democrática, cheia de cultura e arte. No entanto, agora, considerando novos eixos de atuação, adaptando as redes sociais, agregando a comunicação da UBES e criando uma grande rede colaborativa, levando as nossas produções para além do espaço escolar.

O dia pelo palco Circus foi intenso e cheio de atrações para os secundaristas

Tivemos um papo no palco do Circus sobre cultura nas escolas e o tamanho que isso tem na vida dos estudantes, o quanto é importante ser cada vez mais disseminado.

Finalizamos as batalhas de Tik Tok, também no palco do Circus, com apresentações incríveis, de tirar o fôlego e levantar a galera!

O Circus recebeu os convidados da banca avaliadora dos trabalhos de jogos digitais para um papo de abrir as cabeças sobre como a cultura dos games e e-sports envolvem os jovens na ciência, arte, cultura e educação.

Este dia foi realmente inesquecível! Finalizando com as Trix de Pernambuco e slam com o poeta Rebelião.

E o festival dos estudantes ainda bombou demais em outros palcos

Hoje aconteceu a mesa de debate com o Parlamento da Educação, com a presença dos presidentes das entidades estudantis e de diversos deputados, entre eles André Janones, Orlando Silva, Dandara Tonantzin, Alessandro Molon, Daiana Silva e Fabio Felix.

É revigorante poder voltar a contar com parlamentares comprometidos com a educação, que dialogam com os estudantes e acatam nossas demandas. Pudemos colocar em pauta temas importantes como a merenda escolar, o passe livre e as bolsas de assistência estudantil. “Não basta só derrotar Bolsonaro, nós precisamos garantir que o acesso à educação aconteça. Nós precisamos garantir os direitos pra quem tá na base, pra quem tá dentro da escola pública”, comemorou Jade Beatriz, presidenta da UBES.

Outra presença muito especial no dia foi a da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que veio falar sobre as perspectivas sustentáveis para o desenvolvimento e soberania nacional. Com ela, também vieram Vivi Reis, deputada federal; Tainá de Paula, secretária municipal do meio ambiente do Rio de Janeiro; Everton Gomes, secretário de trabalho e renda do Rio de Janeiro e a ativista Cricielle Muniz. Foi um debate sensacional sobre como a nossa sociedade pode colocar no centro da pauta, de uma vez por todas, a sustentabilidade e a preservação das nossas riquezas naturais.