Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

bolsonaro no debate 2022 na band
HORÁRIO DEBATE DE PRESIDENTES NA BAND: Quem vai? Bolsonaro e Lula vão?
28 de August de 2022
Estudantes se reúnem em solidariedade contra a fome e a carestia
6 de September de 2022
Mostrar todos os posts

O que é Ensino Técnico e porque defendê-lo


ENSINO TÉCNICO: O QUE É

Fazendo parte de uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro, os cursos técnicos estão localizados entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, sendo capazes, inclusive, de substituir a etapa do Ensino Médio ao integrar suas disciplinas práticas. 

O Ensino Técnico, ao contrário das faculdades, por exemplo, não oferece uma ampla visão de conhecimento para uma formação consolidada, ao ponto dos estudantes tornarem-se cientistas e/ou pesquisadores. Esta etapa é voltada, principalmente, para auxiliar na formação de pessoas para o mercado de trabalho. 

Por conta disso, são cursos focados em disciplinas mais práticas, visando formar trabalhadores aptos às principais funções disponíveis no mercado de trabalho, como administração, construção civil, enfermagem, mecânica, estética, eletrônica, entre outros. 


COMO FUNCIONA O ENSINO TÉCNICO 

No Brasil, os cursos técnicos são divididos em 3 categorias, de acordo com o período de estudo, que varia entre 1 a 2 anos. O chamado Curso Técnico Integrado é aquele que pode ser feito com o Ensino Médio, de forma a substituí-lo parcialmente. Isto é, pode ser realizado logo após o estudante finalizar o Ensino Fundamental, contando com apenas o primeiro ano do Ensino Médio e de 2 ou 3 anos para o Curso Técnico Integrado. 

Já o Curso Técnico Externo, como o próprio nome sugere, é feito paralelamente ao Ensino Médio, podendo ser iniciado caso você já tenha concluído o primeiro ano do Ensino Médio. Por fim, o Curso Técnico Profissionalizante é a opção para quem já concluiu o Ensino Médio completo, mas deseja fazer o Ensino Técnico para uma melhor inserção no mercado de trabalho. 


VANTAGENS DO ENSINO TÉCNICO

Além da sua capacidade de impulsionar a inserção do profissional no mercado, o Ensino Técnico também é vantajoso por possuir um período menor de duração em comparação a uma graduação. Assim, o indivíduo é inserido mais rapidamente no segmento desejado e com salários mais atrativos. Para quem está saindo do Ensino Fundamental, o curso técnico também é vantajoso pois pode ser feito paralelamente, garantindo uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, que possui uma carência de profissionais com curso técnico.

Contudo, o (des)governo Bolsonaro vem tentando mudar este cenário. Desde o início, o presidente e seus ministros da Economia e Educação vêm apoiando visões ideológicas que buscam mudar esta realidade, deixando as pessoas mais distantes de uma educação com bases consolidadas para apenas mão de obra barata. 

A tal da proposta de reforma do Ensino Médio vem totalmente abraçada com o Ensino Técnico, mas a verdade está distorcida. E ainda, segundo falas do presidente, os jovens brasileiros têm “tara” por formação superior e acaba utilizando disso para reforçar a mudança horária, de grade, entre outras, para que todos os estudantes sejam uma peça do mercado de trabalho.