Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Rock in Rio 2022: Confira Line-up Completa
3 de August de 2022
Mestrado
Tudo sobre Mestrado – 2022
14 de August de 2022
Mostrar todos os posts

Gestão Bolsonaro na Educação é a pior da história

Crédito da imagem: Antônio More/Gazeta do Povo 

A vida dos estudantes tem sido cada vez mais difícil. Desde o início do (des)governo Bolsonaro, tanto o presidente quanto seus representantes nos ministérios têm contribuído para este cenário.

Cortes na educação, falas preconceituosas, insegurança alimentar, ameaças aos institutos federais e às universidades públicas. Estes são apenas alguns dos principais pontos de atenção quando se fala na gestão Bolsonaro na educação. 


MINISTRO DA EDUCAÇÃO VIROU LENDA NO BRASIL

A trajetória deste (des)governo já se iniciou com a gestão do Ministério da Educação. Uma sequência de ministros assumindo o cargo e conseguindo ser ainda piores que os anteriores. Além deles, as equipes no Ministério também se pautavam pela guerra cultural e ideológica que não traz nenhum tipo de benefício aos estudantes.

Ao todo, foram 4 ministros:

  • Ricardo Vélez, que ficou até 8 de abril de 2019. 
  • Abraham Weintraub, que durou até 20 de junho de 2020.
  • Carlos Alberto Decotelli, que só aguentou 5 dias no cargo.
  • Milton Ribeiro, que brincou bastante até 28 de março de 2022.
  • Victor Godoy, que está por lá hoje, mas vai saber até quando. 


E AÍ VEIO A PANDEMIA…

Se o que já caminhava para se tornar algo mal estabelecido e visando apenas a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, com a pandemia, a gestão educacional sofreu um golpe certeiro. O impacto? Brutal e justamente maior pela falta de ações do órgão.

O que pôde ser comprovado com os dados negativos apresentados pelo Censo Escolar de 2021, que exemplificou, entre outras questões, uma taxa de abandono do Ensino Médio de 5% em comparação a 2,3% em 2020. 


BOLSOLÃO DO MEC 

Falando em ministros, Milton Ribeiro fez questão de marcar sua singela participação no Ministério com escândalos e uma pitada de desvios da verba que Bolsonaro já havia feito questão de diminuir. 

Ao todo, fala-se em um corte de R$3,2 bilhões de reais, que Ribeiro ainda negociou como propina com prefeitos e outros envolvidos em seu esquema, que Bolsonaro anunciou botar a cara no fogo para defender. 

Quer entender melhor sobre o esquema do Bolsolão do MEC? Clique aqui.

Não há dúvidas de que a gestão Bolsonaro faz a vida do estudante (que já não era fácil no Brasil) ficar ainda mais complexa. Mas, a UBES acredita que há como reverter este cenário. 

Clique aqui e saiba mais sobre como foi o #11A e a geração que vai derrotar o vacilão.