Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Enem 2022: número de inscrições de negros é maior do que de brancos
18 de novembro de 2022
Vem aí o Seminário de Educação da UBES!
20 de janeiro de 2023
Mostrar todos os posts

DNA da Rebeldia: mostra de arte e cultura dos secundaristas no Festival dos Estudantes


Imagem: UBES na última Bienal

A UBES atua em diversas frentes para canalizar as reivindicações dos estudantes brasileiros: nas ruas e nas redes; nas escolas públicas e privadas; no ensino fundamental, médio, pré-vestibular e técnico; em todas as esferas de governo e ao lado de diversos movimentos sociais do campo e da cidade.

Unidos, os secundaristas lutam por avanços na educação básica e técnica, e pela expansão dos direitos para os estudantes. O Circuito de Cultura Secundarista (CIRCUS) é uma das manifestações claras disso. Formada por jovens de vários estados, essa iniciativa visa trocar, incentivar e fortalecer as manifestações artísticas secundaristas, que vão ao encontro do propósito da Bienal da UNE.

FESTIVAL DOS ESTUDANTES: BIENAL DA UNE

A Bienal reúne, há mais de 20 anos, arte, cultura, tecnologia, ciência, ativismo, política e educação com a ânsia de mudar o país de milhares de estudantes secundaristas. E a geração que derrotou o facismo nas eleições de 2022 embarca rumo a um dos maiores encontros da juventude brasileira que, agora, bebe da fonte de novos tempos para o Brasil. 

Imergindo a conexão do Brasil com os brasileiros e a natureza, a Bienal ocorrerá no Rio de Janeiro, de 2 a 5 de fevereiro de 2023. 

Um novo país navegável e irrigado pela diversidade, cultura, arte e tecnologia dos estudantes vem aí, e neste RIO CHAMADO BRASIL nós, secundas, somos a nascente! De onde surge o início da construção de uma história!

Nós somos a organização da grande massa de estudantes que lutam pelas mudanças do país e acreditamos em um futuro de conhecimento e diversidade para todos os Rios que percorrem o Brasil. Por isso, você, estudante secundarista, pode se inscrever nessa mostra com o seu projeto de pesquisa e mostrar que a ciência salva. 

As inscrições ficam abertas até o dia 22 de dezembro de 2022, neste site. No documento geral da convocatória você encontra todas as informações que precisa saber em relação a cada uma das modalidades. Seja a CONVOCATÓRIA ARTÍSTICA ESTUDANTIL ou CONVOCATÓRIA CIENTÍFICA ESTUDANTIL, leia atentamente cada um dos critérios antes de submeter o seu trabalho. 

Confira algumas fotos da UBES na abertura da última edição da Bienal, no Theatro Municipal de SP, que homenageou Elza Soares:

Créditos das fotos: Yuri Salvador