Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Julho das Pretas: importância do movimento para a sociedade brasileira
26 de July de 2022
Nova diretoria da UBES toma posse nesta quinta, com entidades reunidas na sede em São Paulo
29 de July de 2022
Mostrar todos os posts

Como posso fazer parte do movimento estudantil?

O MOVIMENTO ESTUDANTIL

Os estudantes são historicamente grandes atores das lutas populares do nosso país, estando ao lado de causas justas e em defesa das liberdades democráticas. Protagonizando importantes momentos da história brasileira, como a campanha “O Petróleo É Nosso”, a resistência à ditadura militar, as “Diretas Já!” e o “Fora Collor”.  

O movimento estudantil da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) atua ao lado da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) para mobilizar os estudantes de todo o país e organizar a lutar em defesa da educação e da democracia brasileira. Consideradas as entidades de máxima representação dos estudantes, são associações fundamentais para a defesa de direitos dos estudantes em uma sociedade democrática. 

COMO A UBES SE ORGANIZA

A UBES estrutura-se, basicamente, em três instâncias:

  • O Conselho de Grêmios, que reúne os Grêmios Estudantis de todo o Brasil;
  • O Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais), que agrega as entidades secundaristas municipais e estaduais;
  • O Conubes (Congresso Nacional da UBES), formado por entidades e secundaristas que quiserem, de maneira livre, participar.

O Conubes acontece a cada dois anos e é a maior instância do movimento secundarista. 

Clique aqui para saber mais e participar deste espaço de escolha da nova diretoria da UBES e de rumos e ações da entidade!

COMO PARTICIPAR DO MOVIMENTO ESTUDANTIL 

Participar da UBES e do movimento secundarista se dá por diversas formas. A principal é a própria colaboração em cada Grêmio Estudantil ou outra entidade representativa dos estudantes, debatendo problemas locais e propondo soluções.

Por mais que muitas instituições ainda não possuam Grêmios Estudantis, é obrigatória a permissão de criação deles, já que são uma das formas dos jovens exercerem sua cidadania e prezarem por uma democracia.

Clique aqui e entenda mais sobre a importância de um Grêmio Estudantil. 

Além disso,  a UNE também realiza encontros nacionais temáticos, como o Encontro de Mulheres Estudantes (EME) e o Encontro Nacional de Escolas Técnicas (Enet). 

A UBES tem uma rede que conecta as entidades de todo o país às uniões estaduais e municipais, e à representação nacional. Para cadastrar seu Grêmio Estudantil ou entidade secundarista oficialmente junto à UNE, basta enviar uma mensagem pelo site da entidade para saber como se registrar.