Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES entra com ação no MPF por novo adiamento do Enem
8 de January de 2021
UBES e UNE lançam campanha “VACINE A EDUCAÇÃO”
17 de February de 2021
Mostrar todos os posts

UBES cria site DENUNCIA ENEM para receber e encaminhar relatos

No último domingo (17/1), estudantes que aceitaram fazer o Enem mesmo em um momento crítico da pandemia de coronavírus no Brasil se depararam com inúmeras situações de problemas sanitários. Por isso, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas abriu um canal específico para receber os relatos e poder dar encaminhamentos coletivos para as situações, o site DENUNCIA ENEM.

Providências coletivas

Para a UBES, chama atenção tanto o recorde de abstenções no Enem quanto a falta de segurança para os presentes mesmo com metade de estudantes presentes. Para Rozana Barroso, presidenta da entidade, este foi o Enem da crueldade e despreparo: “O desrespeito com os estudantes ficou claro neste primeiro domingo, 17 de janeiro. O nosso site é uma maneira de reunir provas desta barbárie e tomar as devidas providências”.

Luta pelo Enem seguro

Ao longo de janeiro, estudantes do país inteiro pressionaram junto com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas por um novo adiamento do Enem 2020, pois o Ministério da Educação não apresentou condições de segurança para realizar o exame num contexto de crescimento de casos do coronavírus no Brasil, com regiões chegando à lotação de leitos de UTI. 

Ainda assim, o governo Bolsonaro insistiu com as datas do exame e mentiu sobre protocolos: enquanto dizia que as salas teriam apenas 50% da ocupação, na verdade não providenciou locais de prova suficientes para manter este distanciamento entre estudantes. Relatos de aglomeração e lotação de salas com até 80% da ocupação aconteceram mesmo com a tragédia de metade dos inscritos terem desistido de ir fazer o Enem nessas condições.

Além de ter promovido o Enem mais desigual da história, sem oferecer alternativas de estudos a escolas públicas, o MEC de Bolsonaro ainda conseguiu o maior número de abstenções de todos os tempos e, mesmo assim, deixou estudantes para fora da sala, algo inédito na prova mais importante do país.