Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES convoca estudantes para a Semana de Arte Secundarista Leci Brandão
19 de November de 2020
Não existe racismo no Brasil? UBES denuncia que estudantes negros são mais prejudicados
24 de November de 2020
Mostrar todos os posts

ARTIGO: 20 de Novembro, consciência e luta

Por Iã Silva Alves, diretor de Combate ao Racismo da UBES

O Brasil passa por um momento de crescimento do ódio propagado por um sistema que em suma destila e propaga a apatia, insensibilidade e o preconceito por naturalidade. Percebe-se o grau de descaso com a população na fala, ações que visam sucatear a Educação ainda mais, ou na tentativa de implodir a Fundação Palmares, responsável por preservar e promover valores socioculturais da negritude. 

Fica ainda mais nítido perceber que a fala de Darcy Ribeiro: “A crise da Educação no Brasil não é uma crise, é um projeto”, se faz ainda mais atual com o Governo Bolsonaro. Dessa forma, ao colocar-se com senso crítico, típico de um estudante secundarista, entende-se que os estudantes que mais sofrem são os pretos, uma consequência dura da história que colocou nosso povo sempre como inferior e com menos acesso.

“O governo Bolsonaro permite e representa a construção e  continuação desse projeto iniciado em ritmo colonizador, eurocêntrico e que culmina com os interesses dos ricos, brancos.”

O governo Bolsonaro permite e representa a construção e  continuação desse projeto iniciado em ritmo colonizador, eurocêntrico e que culmina com os interesses dos ricos, brancos. Nesse sentido, com consciência dos fatos, a Direção de Combate ao Racismo da União Brasileira dos/as Estudantes Secundaristas convida ao engajamento no Mês da Consciência Negra, mais precisamente dia 20 de Novembro, onde comemora-se e luta-se.

Ademais, é fulcral o entendimento de todos que o debate da inserção do povo negro no país, a importância do povo negro na construção do Brasil, a notoriedade e protagonismo negro não deve ganhar relevância apenas nesse mês, novembro.

A pauta antirracista deve ser colocada como principal em todos os âmbitos, ocasiões, pois a juventude entende que nossa luta tem em essência o antirracismo

A pauta antirracista deve ser colocada como principal em todos os âmbitos, ocasiões, pois a juventude entende que nossa luta tem em essência o antirracismo, logo a UBES faz frente vanguardista contra o governo vigente e propõe a construção de um novo Brasil, que valorize a diversidade, ante o preconceito racial, em combate a misoginia, contra a homofobia.