Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

“A sociedade não está preparada para ver outras formas de amor”
18 de outubro de 2019
Mulheres organizam mesa de desconstrução para meninos no 5º EME
18 de outubro de 2019
Mostrar todos os posts

“Ser protagonista da própria história”: O chamado da comunicação para as mulheres estudantes.

Mulheres fazendo, construindo, contando e protagonizando suas histórias. Esse foi o principal recado dado pelas participantes da mesa que discutiu “O protagonismo das mulheres na cultura e comunicação e a luta pela liberdade de expressão” no 5º EME da UBES na manhã de sexta (18).

Mediada por Jade Beatriz, que é diretora do CIRCUS da ACES no estado do Ceará, a mesa debateu os caminhos e desafios da produção cultural e da comunicação feita por e para mulheres. A estudante relembrou a conjuntura das eleições do ano passado, a disseminação de fake News e relatou sobre a dificuldade de ser mulher artista e secundarista.

Neste sentido a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Helena Zelic, destacou o avanço de um governo neoliberal e conservador, que é um modelo econômico que diz respeito há como nossa vida se torna mais precária, perdendo acesso a serviços essenciais e que busca censurar a fartura cultural que está presente dentro dos movimentos feministas.

Diante disso, e também de um monopólio das grandes mídias, Zelic destacou a experiência da Marcha Mundial das Mulheres e disse:

Queremos uma comunicação que seja feminista. E isso significa apontar para outra forma de fazer as coisas, que seja diversa e plural, que todo mundo se sente representada. E não é a representatividade controlada pelo grande mercado, mas sim nós mesmas com todas as nossas diferenças, construirmos a nossa própria comunicação, pegando na câmera, fazendo os textos, contando a nossa história”.

Tecnologia Livre

A internet foi um dos temas centrais na discussão do protagonismo na comunicação. Atualmente a maioria das pessoas acessam as redes e notícias por meio do celular, e este foi um instrumento destacado pela diretora de Comunicação da UNE, Camila Ribeiro.

Ela explicou sobre a importância da Cobertura Colaborativa e o poder de quem vive os fatos, contar a história: “É a visão das estudantes sobre aquilo que elas estão vivenciando. A comunicação e a cultura são o espaço para forjar a própria política e afirmar nossos corpos como sujeitos de um lugar que nos foi historicamente negado” disse Ribeiro.

Nessa perspectiva Dríade Aguiar, fundadora do Mídia Ninja, contou a história de como o coletivo se tornou o maior veículo de mídia progressista das Américas. E para chegar nesse patamar, ela deu a letra:

“No Brasil quem faz história são as mulheres, principalmente as pretas, as bichas, as índias. Ver a mulher no centro da história não é coisa de cota engraçada ou divertida, é sim porque quem está de fato produzindo a cultura, são essas pessoas. ”

Aguiar também relatou sobre o programa “Política que queremos” criado pela Mídia Ninja para visibilizar candidatos que possuem perspectivas alinhadas ao coletivo. E foi descrevendo este projeto e como por meio dele conheceu a vereadora Marielle Franco, executada em março de 2018, que a mídia-ativista emocionou todas as estudantes presentes e disse:

“Foi aí que eu entendi de verdade o poder da comunicação, e não só isso, mas o poder da comunicação na mão de uma mulher preta. No fim, transformamos luto em luta”. A comunicadora encerrou fazendo um convite às estudantes para que sejam agentes de transformação do futuro.

Produção cultural nas escolas

As estudantes que acompanharam os debates, declamaram suas poesias e também destacaram a enorme diversidade cultural presente nas escolas e nos mais variados cantos do Brasil.

Assim como as participantes da mesa, as meninas elencaram o slam, os cordéis, os saraus e o movimento do rap nacional como fontes de uma efervescência de saberes que acontece todos os dias no país e com um gigante potencial de transformação para as mulheres.

Redação: Janaína Maurer, de São Paulo

Fotos: Patrícia Santos