Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

TRI Poa
7 de August de 2019
TRI Legal
7 de August de 2019
Mostrar todos os posts

Portal TRI

O sistema portal TRI-Transporte Integrado é um sistema de bilhetagem eletrônica utilizado no transporte coletivo de Porto Alegre (Poá). O nome TRI surgiu da expressão “tri legal” típica dos gaúchos e que significa “algo muito legal”, além disso também carrega em sua sigla a informação principal de Transporte Integrado

Conheça também o TEU Bilhete!

Como solicitar o portal TRI escolar

Acesse o site tri.dne.com.br faça login com facebook ou com um e-mail que você use com frequência. Após isso, prepare os seguintes documentos:

  • foto 3×4 (pode inclusive ser uma selfie)
  • Cópia da carteira de identidade para maiores de 18 anos ou certidão de nascimento para menores de 18 anos que não possuem RG.
  • Comprovante de residência atualizado (somente para alunos que residem em Porto Alegre, mas estudam em outra cidade).
  • Cópia do CPF (não é aceito o CPF de pais ou responsáveis)
  • Comprovante escolar original (graduação e pós-graduação) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (ensino superior).

Após feito uma conta o próximo passo é pagar pelo seu cartão no portal TRI  e pelo seu Documento do Estudante, que te dará mais comodidade quando for fazer a renovação do seu TRI.

Após ter o pagamento aprovado faça o upload dos documentos que você já separou e uma vez que eles sejam aprovados, você receberá seu TRI e sua DNE em sua residência com a toda a comodidade.

Cartão TRI escolar

O cartão do portal TRI escolar é destinado a estudantes e professores e antes de ser utilizado deve ser apresentado ao cobrador. O cartão é aceito em todos os ônibus de Porto Alegre e para utilizar o cartão tri no trem e nas lotações é preciso adquirir passagem TRI antecipada. É importante notar que o valor da passagem escolar é de R$2,35 desde 13 de março de 2019.

O cartão do TRI foi criado inicialmente para utilização nos ônibus de Porto Alegre mas com o tempo o cartão  se expandiu para outros meios transporte. Atualmente ele é aceito também nas lotações – sistema seletivos de Porto Alegre – e no trem, que liga a Capital às demais cidades da região metropolitana. Mais de 1,3 milhão de pessoas possuem o Cartão TRI e o utilizam diariamente para se deslocar.

Como renovar anualmente o seu TRI

A renovação ocorre sempre no início de cada ano letivo. Para a renovação você precisa apenas acessar ao site tri.dne.com.br e carregar os documentos:

  • Seu Cartão Tri legal.
  • Cópia do seu cartão Tri.
  • Cópia do CPF (não é aceito o CPF de pais ou responsáveis)
  • FIB preenchido pelo site 
  • Pagamento da renovação

Estudantes devem fornecer no site o atestado escolar original (graduação e pós-graduação) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (ensino superior). 

Conheça o ATP POA também em Porto Alegre!

Como foi a implantação do sistema TRI

A implantação do sistema TRI transporte foi feita por etapas. 

2017: primeiramente foram cadastrados e distribuídos os primeiros cartões. Nesse primeiro momento foram escolhidos a categoria de passageiros isentos do pagamento da tarifa. A partir deste momento os usuários beneficiados não precisariam mais ficar na parte dianteira do coletivo. Dessa forma poderiam ter mais conforto ao transpor a roleta. 

2008: foi a segunda etapa do processo, dessa forma foram cadastrados para o portal TRI  a categoria do professorado e dos estudantes. Dessa forma o benefício escolar ficou mais dinâmico e ágil. 

Enfim vieram os usuários do vale-transporte e da passagem antecipada (comum) que puderam usufruir um sistema mais seguro e prático. 

Uma vantagem interessante é que os passageiros de Porto Alegre possuem 50% de desconto no segundo coletivo que for utilizar. Já o estudantes possuem essa vantagem ampliada e podem um segundo ônibus gratuitamente. Saiba como colocar recarga em seu bilhete TRI!

Acesse ao site e solicite o seu TRI!