Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Confira a programação do 4º ENG + 11º Bienal – Festival dos Estudantes!
23 de janeiro de 2019
Festival dos Estudantes anuncia selecionados da Feira da Economia Viva
28 de janeiro de 2019
Mostrar todos os posts

Identidade Jovem – o que é e como fazer a sua!

É um documento do jovem de 15 a 29 anos que oferece a ele diversos benefícios. Entre as vantagens está a gratuidade para transporte entre estados brasileiros. As empresas de mobilidade são obrigadas a reservar dois lugares para trajeto gratuito – em ônibus, trem ou embarcação. Após o preenchimentos desses dois primeiros lugares, a empresa ainda deve disponibilizar mais dois para usuários do ID Jovem, porém com um desconto de metade do preço sobre o valor inteiro da passagem. Uma vez que o cartão ID Jovem registra o assento como comprado, o usuário tem seu lugar disponibilizado com exclusividade por três horas.

Outro benefício interessante é o pagamento da meia-entrada em eventos de lazer, cultura e esportivos. O desconto será sempre de 50 % sobre o valor total do ingresso. Para isso é preciso apresentar o cartão virtual no celular pelo aplicativo ou imprimir o documento e apresentá-lo na hora da compra.

Para fazer a sua é muito simples. Siga os passos:

  • Entre pelo site https://idjovem.juventude.gov.br/ ou baixe o aplicativo ID Jovem
  • Preencha com os dados requisitados inclusive com o seu NIS. Em seguida, o cadastro irá pedir ainda seu nome completo, nome da mãe, e-mail, telefone, data de nascimento e uma foto para personalizar seu documento ID Jovem.
  • Gere seu ID Jovem e esteja pronto para usufruir todos os benefícios garantidos a você!

Você não sabe como conseguir seu NIS?

O NIS é um código utilizado para identificar o cidadão inscrito no cadastro para programa social do governo, o CadÚnico. Ele é essencial pois apenas quem possui esse código pode emitir o ID Jovem. A fim de emitir seu NIS você precisa comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Dessa forma, para se cadastrar no CadÚnico e ter o seu NIS, compareça ao CRAS mais próximo da sua residência.

Para saber tudo sobre sua Identidade Jovem leia: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!