Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Basta de Bolsonaro! Estudantes convocam atos para dia 5
30 de October de 2019
“Contrato Verde e Amarelo” não é solução para a juventude
19 de November de 2019
Mostrar todos os posts

Estudantes lançam nota contra golpe de Estado na Bolívia

Neste domingo (10/11), as entidades estudantis brasileiras publicaram uma nota alertando sobre o golpe de Estado na Bolívia, se solidarizando com o povo boliviano e repudiando o movimento autoritário das forças armadas e elite do país. Sob pressão, o então presidente Evo Morales renunciou ao cargo neste domingo.

Leia a nota:

NOTA DAS ENTIDADES ESTUDANTIS CONTRA O GOLPE NA BOLÍVIA

Em conformidade com a luta democrática que o movimento estudantil brasileiro travou durante toda sua história, e pela solidariedade aos povos latino-americanos, repudiamos o golpe na Bolívia que levou à renúncia do presidente Evo Morales, mesmo diante da disposição de realização de novas eleições.

A democracia, as eleições e a constituição soberana precisam ser respeitadas em qualquer país.

As elites da Bolívia e do imperialismo estrangeiro não aceitaram a decisão soberana das urnas nas últimas eleições e decidiram tomar o poder a qualquer custo, inclusive utilizando da violência nas ruas e da ameaça das forças armadas para implementar seu projeto anti-popular e interromper o ciclo de transformações e redução da desigualdade iniciado pelo governo de Evo. A história dos países latino-americanos já demonstrou em outros momentos que golpes militares levam à violência, tortura, perseguição, assassinato e sufocamento das liberdades. Não queremos e não vamos aceitar assistir a isso de novo.


A pressão pela renúncia, agora consumada, mesmo após a proposta de realização de novas eleições feitas pelo governo demonstram desespero e uma tomada de poder por vias autoritárias. Como resultado das violentas manifestações orquestradas pela oposição para desestabilizar o país, se instaurou um processo de perseguição e violência contra governadores aliados ao governo, cidadãos contrários ao golpe e familiares do ex-presidente.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a União Nacional dos Estudantes e a Associação Nacional dos Pós-Graduandos repudiam qualquer violência, ameaça e golpe de Estado que coloque em cheque a democracia de nossos irmãos latino-americanos. Seguiremos lutando no Brasil e na América Latina, lado a lado com os povos, contra as medidas impopulares impostas pelo neoliberalismo, contra o avanço do imperialismo, por mais democracia, justiça e direitos sociais.

União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES)
União Nacional de Estudantes (UNE)
Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)