Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

5 lutas da UBES pela Educação em 10 anos
23 de May de 2019
10 vezes em que estudantes foram criativos para protestar pelo seu IF
27 de May de 2019
Mostrar todos os posts

A carteirinha de estudante é um direito estudantil: confira quem pode solicitar uma


Estudantes do ensino infantil a pós-graduação regularmente matriculados podem utilizar do benefício.

A famosa carteirinha de estudante, bandeira de luta de anos da UNE, tem se modernizado e hoje a carteira de identificação estudantil (CIE) é um portador de direitos dos estudantes brasileiros. Ela é a única que pode assegurar que o estudante possa comprar meia-entrada em cinemas; shows, teatros, jogos, palestras e demais eventos artísticos-culturais.

O reconhecimento da meia-entrada para atividades culturais, esportivas e educacionais como um direito de todos os estudantes brasileiros é uma conquista histórica da UNE. Essa conquista, assegurada pelo Documento de Estudante, demonstra o poder de mobilização do movimento estudantil nacional na luta por mudanças. Para fazer a CIE é necessário solicitar a emissão no site Documento do Estudante e solicitar o documento. Vale notar que a carteira de estudante possui validade até 31 de março do ano posterior ao de sua emissão.

COMO SURGIU O DOCUMENTO DO ESTUDANTE?

O Documento do Estudante baseia-se na Lei da Meia Entrada (Lei 12.933/2013), que define desconto de 50% em eventos culturais, educativos, esportivos, de entretenimento e de lazer a estudantes portadores de identificação estudantil válida, em cota restrita a 40% dos ingressos disponíveis. As produtoras de eventos deverão disponibilizar:

o número total de ingressos e o número de ingressos disponíveis aos usuários da meia-entrada, em todos os pontos de venda de ingressos, de forma visível e clara;

o aviso de que houve o esgotamento dos ingressos disponíveis aos usuários da meia-entrada em pontos de venda de ingressos, de forma visível e clara, quando for o caso.

QUEM PODE TER O DOCUMENTO DO ESTUDANTE?

Estudantes regularmente matriculados nos níveis e modalidades de educação e ensino previstos na Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996:

  • Ensino infantil;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino médio e técnico;
  • Nível superior;
  • Pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu);

De acordo o Decreto 8.537/2015 o Jovem Estudante de Baixa Renda, com idade entre 15 e 29 anos, pertencente à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal está isento da cobrança da taxa de expedição da CIE. Se você preenche esses requisitos entre em contato com [email protected]

Saiba mais no portal do Documento do Estudante