Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Censo 2017: Ensino Médio diminui e mantém 1,5 milhão de excluídos
2 de February de 2018
RJ: Mais uma vez, Faetec retoma aulas com atraso e sem merenda
6 de February de 2018
Mostrar todos os posts

UBES lança selo comemorativo de seus 70 Anos

Em 2018, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas completa 70 anos. O aniversário acontece no próximo dia 25 de julho. São sete décadas nas ruas, lutando pela educação, pela democracia, pulando catracas, fazendo barulho, ocupando tudo e ousando mudar o Brasil.

A história da UBES é marcada por muitos episódios de resistência contra os retrocessos e na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos.

Celebrar esta data tão simbólica é, portanto, celebrar também a história de mobilizações e conquistas dos estudantes brasileiros. E é nesse clima de celebração e luta que a UBES apresenta o selo comemorativos de seus 70 anos.

“O selo comemorativo dos 70 anos da UBES faz também alusão à estética dos anos 70, época de luta aguerrida no Brasil. As linhas também sugerem a energia do movimento e as vozes múltiplas que ecoam em círculos e vibração”, explica Juliano de Oliveira Moraes, artista que assina o conceito da peça.

O objetivo da UBES com essa identidade visual é representar visualmente a alegria e o respeito à história de luta dos estudantes no Brasil.

Ano de comemorações

O 42º Congresso da UBES, realizado em dezembro de 2017, deu início às comemorações de 70 anos que devem seguir por todo o ano de 2018. No evento, foi realizado um ato em homenagem à entidade, que contou com a presença de diversos ex-presidentes e ex-presidentas, entre eles Apolinário Rebelo, que dirigiu os secundaristas em 1983 e participou do processo de reconstrução da UBES no início dos anos 1980.

Outro presidente de um momento histórico da entidade foi Mauro Panzera, que esteve à frente da UBES em 1992, durante a campanha dos caras pintadas que levou à queda do então presidente Fernando Collor de Melo.

Já Carla Santos, presidenta entre os anos de 1999 e 2001, homenageou as mulheres que são protagonistas hoje no movimento secundarista.