Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

This Is Brazil: 7 clipes brasileiros que denunciam o racismo
15 de May de 2018
Como combater a LGBTfobia nas escolas?
17 de May de 2018
Mostrar todos os posts

UBES convoca Seminário Nacional de Educação

Impossível pensar em mudar o ensino nacional sem a opinião e a participação de quem vive no ambiente escolar diariamente. Por isso, os estudantes secundaristas vão apresentar aos candidatos à presidência da República uma plataforma com as prioridades para a educação brasileira, segundo os próprios jovens.

Estes objetivos serão definidos ao final do próximo Seminário de Educação da UBES, que acontece nos dias 20 e 21 de julho*, em São Paulo. A UBES está convocando para o encontro toda sua diretoria plena, formada por quase uma centena de jovens de todo o país, mas o evento é aberto também para qualquer estudante interessado.

>>Inscreva-se aqui para participar do Seminário de Educação

O Seminário de Educação é um espaço de formulação para debater sobre políticas educacionais, realidade das escolas e caminhos possíveis para uma educação pública gratuita e de qualidade. Nestes tempos de duros ataques à área, o tema do encontro será “Construindo a Nossa Escola: Contra a reforma do ensino médio, por uma outra BNCC, para superar os golpes na educação”.

Cadê o PNE?

A ideia principal dos dois dias é entender quais as estratégias necessárias para resgatar o Plano Nacional de Educação, grande pacto nacional de 2014. O documento reúne as metas até 2024, muitas delas hoje esquecidas.

Além da “deforma” de Temer e da Base Nacional Curricular Comum, como o nome do evento sugere, serão debatidas pelos jovens questões atuais como a Lei da Mordaça e o ataques ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Os Grupos de Trabalhos acontecem ao longo da sexta e (8/6) e, no sábado (9/6), uma Plenária Final irá definir democraticamente as prioridades e o projeto dos estudantes.

A inscrição tem um valor R$25,00, que dá direito à alojamento e alimentação durante o Seminário. Para participar, os interessados devem preencher seus dados aqui. O pagamento será efetivado na chegada ao local do evento, apresentando um documento com foto.

*A data do seminário foi atualizada no dia 30 de maio para 20 e 21 de julho