Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Novos líderes secundaristas de SP contam qual é a escola que eles querem
24 de May de 2018
NOTA: PELA REDUÇÃO DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS, EM DEFESA DA PETROBRÁS E DA DEMOCRACIA
28 de May de 2018
Mostrar todos os posts

#SeLigaVestibulando: Cursinho popular organizado por secundaristas lota salas

Em Campo Largo (PR), muitos estudantes querem ingressar no ensino superior, mas poucos lugares oferecem cursos pré-vestibular gratuito. A demanda é grande, mas a cidade carece de cursinhos preparatórios para atender o público. Por isso Wellington Tiago, presidente da União Campolarguense dos Estudantes Secundaristas (UCES) teve a ideia de ajudar esses jovens por meio de um cursinho popular. “O tema da assistência estudantil foi muito pautado em nosso último congresso, então isso nos motivou”, conta Wellington.

Os secundaristas conseguiram 10 professores para ministrar 12 matérias, dentre elas, matemática, linguagens, ciência humanas e ciências da natureza. O curso teve início em setembro de 2017 com doze aulas, todas as tardes de sábado, sempre uma matéria diferente. “Nossa primeira turma teve uma demanda de 60 estudantes, fomos atrás um espaço maior com a prefeitura e conseguimos. Vários estudantes do cursinho conseguiram entrar na faculdade, inclusive na UFPR. Não esperávamos um resultado tão bom”, detalha Wellington.

O cursinho se tornou referência por contar com professores voluntários que ainda estão estudando, junto a outros professores do Estado já formados. “A UCES a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) defendem uma educação pública, gratuita e de qualidade. E a gente proporciona isso através do cursinho popular, garantindo que o estudante saia com uma boa formação para ingressar na faculdade”, conclui Wellington.

Esse ano as inscrições tiveram um salto na procura. 130 estudantes solicitaram a inscrição em apenas uma semana. Os secundaristas procuraram a prefeitura e conseguiram um espaço para 80 pessoas, mas já pretendem abrir uma segunda turma para comportar quem ficou de fora e ainda quer se inscrever. Jovens de Campo Largo e cidades vizinhas no Paraná, podem mandar mensagem na página da UCES no Facebook, manifestando o interesse na inscrição e aguardar a abertura da segunda turma, que deve acontecer em meados de julho.

Cursinho popular da UCES
Como participar: mande uma mensagem no inbox da página no facebook da UCES e aguarde a abertura da próxima turma
Quando: em meados de julho, siga a página e fique de olho nas redes!