Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES reúne diretoria executiva em Porto Alegre neste sábado
19 de January de 2018
Em primeira reunião da diretoria, UBES reafirma luta pela democracia
22 de January de 2018
Mostrar todos os posts

Sartori, não feche minha escola!

“Não abram nenhuma vaga para o turno da tarde em 2018”. Esta foi a ordem que a direção da escola estadual Presidente Costa e Silva diz ter recebido da 1º Corregedoria Geral do Ensino (CGE) no começo do ano. Depois de conversa com os professores, porém, a comunidade escolar decidiu que resistiria em nome dos cerca de 200 jovens nos 7º, 8º e 9º anos.

Faixas, manifestações e carros de som agitaram o bairro de Medianeras, na capital gaúcha, nesta semana. A comunidade criou um abaixo-assinado pela permanência dos estudantes e a direção resolveu abrir normalmente as matrículas.

Questionada pelo site da UBES, a assessoria da secretaria de Educação informou que a prefeitura, dona do espaço, pediu para usar o prédio de tarde. Segundo a Seduc, os estudantes do ensino fundamental foram transferidos para outra unidade na mesma rua com comodidade.

Estudantes, no entanto, questionam a possibilidade. “Na EEEF Venezuela as turmas já estão cheias! Outro colégio já foi fechado na região, o Alberto Bins. Não tem como uma unidade receber os adolescentes de outras duas, ainda mais uma unidade com infraestrutura péssima e goteiras nas salas de aula”, observa Daniele Kriguer, do 2º ano e membro do Conselho Escolar.

Professora de História, Silvia Ellers aponta ainda para outras questões além números: “Não podemos quebrar uma relação de 50 anos na comunidade nem encerrar projetos pedagógicos importantes”.

Mais de 2 mil turmas fechadas no RS

Em julho de 2017, o secretário de Educação Ronald Krummenauer e o governador José Ivo Sartori (PMDB) confirmaram, em entrevista coletiva, o fechamento de turmas desde 2015 e que em 2018 mais salas seriam extintas. Apesar disso, não apresentaram um balanço de quantas e quais. O Centro de Professores do RS (CPERS) calcula 2.256 turmas a menos em 2017.

Segundo a Seduc, a ideia é diminuir a quantidade de salas para melhorar a qualidade do serviço em menos unidades. “O objetivo do governo é, na verdade, enxugar para evitar novas nomeações de professores. Faltam pelo menos 400 professores nas escolas”, rebateu o CPERS.

“Está claro que o plano é fazer com que a rede pública apenas forme mão de obra barata e a educação seja privatizada”, ataca Daniele.

Apesar do sexto ano do Costa e Silva já ter sido fechado ano passado, a secretaria afirma que a questão do fim do turno vespertino não tem relação nenhuma com a ‘reorganização’: “A Seduc está promovendo uma reorganização na rede, e fechamento de escolas com baixo número de matrículas está entre as medidas, mas a ação nada tem a ver com o caso da Costa e Silva”.

Leia também:
Quase 50 anos depois, estudantes lutam para homenagear Edson Luis