Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Com protestos dos estudantes, Câmara Municipal de Sobral (CE) mantém vetado o projeto que impedia o debate sobre identidade de gênero
21 de February de 2018
Participe da cobertura colaborativa do CIRCUS da UBES no Fórum Social Mundial
23 de February de 2018
Mostrar todos os posts

Estudantes mobilizados contra a restrição do passe livre estudantil em Campos (RJ)

Empresas de ônibus da região de Campos do Goytacazes (RJ) estão limitando o direito à gratuidade de estudantes no transporte público, garantida por lei, prejudicando muitos jovens. Motoristas estão impedindo a entrada de mais 4 estudantes por veículo, o que é ilegal, segundo o próprio Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).

As empresas estão disponibilizando ônibus exclusivos em horários pré-determinados para estudantes, porém eles não atendem as necessidades de todos. Alguns jovens precisam sair mais cedo de casa pela distância da escola, mas a dificuldade com os horários estabelecidos está complicando a situação. Demais passageiros com direito a gratuidade como idosos e deficientes também estão sendo prejudicados.

A União dos Estudante de Campos (UEC) é contrária a essas medidas e se reuniu com Renato Siqueira, presidente do IMTT na última quarta-feira, 21/02. Gabriel Henrique, representante da UEC e presidente do grêmio do Colégio Agrícola de Campos disse que “foram informados que já estão sendo tomadas as medidas necessárias, como multa às empresas e apreensão de veículos.”

Na reunião. Da esquerda para a direita: Representantes da UEC; Gabriel Henrique, presidente do Grêmio Tapajós (Colégio Agrícola de Campos – ETEAAS), Israel Viana, presidente do Grêmio Nilo Peçanha (Instituto Federal Fluminense – IFF Campus Centro), Daniel Souza (IFF Campus Guarus) e o Presidente do IMTT, Renato Siqueira.

É preciso que os estudantes anotem o número dos ônibus que estão impedindo seu acesso ao transporte público. Denúncias sobre a proibição ilegal desse direito podem ser encaminhadas à página da UEC no Facebook.

Em protesto a essas medidas arbitrárias das empresas de ônibus, um grupo de estudantes está mobilizando um ato na próxima quarta-feira (28), com concentração na Praça São Salvador que deve seguir em caminhada até a Câmara de Vereadores. “Estamos somando forças e mobilizando a todos”, ressalta Gabriel.

 

Por Diego Guaglianone