Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Secunda, apresente sua arte na maior mostra estudantil da América Latina
14 de December de 2018
Vai ter arte de secunda na Bienal da UNE, sim!
18 de December de 2018
Mostrar todos os posts

Conheça 5 grêmios que ajudam a levar mais cultura para a escola

Com o 4º Encontro Nacional de Grêmios e a 11º Bienal da UNE, agora Festival dos Estudantes, estudantes vão começar o ano de 2019 ocupando Salvador com mobilização e cultura. E unir as duas coisas é algo que o movimento estudantil sabe fazer bem.

Além de lutar por uma escola melhor e uma educação com mais qualidade, muitos secundas já promovem mais arte e expressão nas escolas, por meio dos grêmios.

Reunimos algumas dessas atividades para quem quiser se inspirar, enquanto o ENG não chega. Dá uma olhada!

Você, secunda, pode apresentar sua arte na maior mostra estudantil da América Latina! Veja como se inscrever na 11º Bienal da UNE – Festival dos Estudantes

Desfile da beleza negra
Os estudantes do Centro Integrado de Educação de Porto Seguro (BA) deram um ótimo exemplo como unir cultura, moda e representatividade. No dia da Consciência Negra, eles realizaram um desfile de beleza pela valorização e orgulho da herança afrodescendente.

O presidente do Grêmio Estudantil CIEPS, Pedro Galvão, explica que o intuito dos secundaristas é diminuir o racismo com atividades de resgate da cultura africana e afro-brasileira. “Quisemos mostrar a beleza negra que existe em nosso colégio. Depois disso, ficou visível para nós a associação e valorização da história baiana, foi de grande importância para os alunos”, conta Pedro.

Veja mais ações do Grêmio CIEPS aqui!

Sarau do Central
Em Belo Horizonte (MG), o Grêmio Abre Alas do Colégio Estadual Central reúne os estudantes mensalmente para a realização de um sarau. “O ‘Sarau do Central’ é um espaço onde os alunos podem se apresentar, cantar, dançar ou recitar poesias”, afirma o presidente do grêmio, Gabriel Moreira.

Gabriel enxerga a cultura nas escolas como um incentivo ao senso crítico e à liberdade de expressão. “Essa prática tem que ser constante. Isso cria um ambiente escolar totalmente diferente”, afirma o estudante.

Um dia de liberdade
O incentivo à leitura foi o foco de um dos projetos do Grêmio Lúcia Helena de Paiva Almeida da Escola Estadual Tiago Delgado em Lima Duarte (MG). O projeto “Um dia de liberdade”, desenvolvido para o ensino fundamental, aproxima os secundaristas da literatura, incentivando cada estudante a pegar no mínimo um livro para ler na biblioteca no dia de mobilização da ação.

O presidente do grêmio, Josué Moura, conta que os estudantes abraçaram a ideia e os gremistas ficaram muito contentes pelo sucesso da atividade. “Cremos que esse projeto fará a diferença na vida dos secundas, porque é um projeto de futuro e esperança”, diz Josué.

Dia de Los Muertos
A tradição mexicana está presente no Instituto Federal de Santa Catarina em Chapecó (SC). Os estudantes do IF se reúnem anualmente para se divertir na festa que conta com apresentações musicais e teatrais, poesia, história e desfile de fantasias. O Grêmio Estudantil Integrar organiza a festa com os secundaristas. A presidenta do grêmio, Júlia Werlang, conta que a festa já é tradição no câmpus.

Feira da Economia Solidária
Outra ação do Grêmio Integrar incentiva a participação de toda a comunidade escolar. A Feira da Economia Solidária reúne expositores locais, estudantes e pais, para exibir produtos como artesanato, comidas, livros.

No evento, que já está na segunda edição, os estudantes também pedem doações de roupas para o abrigo municipal de crianças e adolescentes. “Foi uma oportunidade de abrir as portas do câmpus para a comunidade”, diz a presidenta Júlia.

Sarau da Etec Getúlio Vargas
Os secundaristas paulistanos da Etec Getúlio Vargas têm a oportunidade de apresentar sua arte aos colegas mensalmente. O sarau organizado pelo Grêmio Dois de Junho já foi esporádico, mas a atividade era tão rica que passou a ser realizada periodicamente.

O presidente do grêmio, André Gambini, diz que os alunos têm a chance de se expressar no sarau por meio da música e da poesia. “Nós assumimos esse compromisso na área cultural e a resposta dos alunos é muito boa”, conta André.