Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

8 curiosidades sobre Goiânia
11 de October de 2017
Quer mostrar o Congresso da UBES para o mundo? Participe da cobertura colaborativa!
17 de October de 2017
Mostrar todos os posts

Você conseguiria viver sem ela? Carteirinha da UBES ganha nova campanha

Nem todos os jovens de hoje sabem, mas foi preciso muita luta da juventude para que a meia-entrada se tornasse um direito a estudantes em todo o território nacional. A lei 12.933, de 2013 estabelece a necessidade de comprovação da condição estudantil, por meio do Documento do Estudante, para garantir o acesso e como uma forma eficaz de evitar fraudes. Assim, a Carteirinha de Estudante da UBES te garante o melhor da cultura.

Para lembrar desta conquista, a UBES lança uma campanha que demonstra a importância do Documento do Estudante no dia a dia e na formação dos secundaristas. “Desde que ela entrou na minha vida, tudo ficou mais legal. A gente vai o teatro, a vários shows.. Até a exposições comecei a ir”, diz a personagem.

Assista!

Cultura contra retrocessos

Camila Lanes, presidenta da UBES, lembra que o acesso à cultura é essencial para superar ondas de retrocessos como a que o Brasil vive, em que conteúdos escolares, exposições e artistas têm sido censurados. “Achamos importante também romper com padrões e estereótipos na produção do nosso vídeo, isso porque acreditamos na diversidade e no respeito à pluralidade como únicas saídas para o País”.

Para a UBES, cultura, arte e esporte são fundamentais para complementar a educação da juventude e, futuramente, a emancipação do povo.

Direito para quem tem direito

As entidades estudantis lutam ainda para evitar usos indevidos à meia-entrada, o que dificulta o acesso a quem realmente tem direito a ela.

Recentemente, a União Nacional dos Estudantes (UNE) entrou com um processo judicial contra a organização do Lolapalooza. O festival aumentou o preço dos ingressos em 63%, de um ano para o outro, e disponibiliza uma “meia-entrada social”. Na prática, a meia-entrada estudantil fica inviabilizada.

Camila afirma que consolidar a meia-entrada e garantir o acesso dos estudantes a ela é uma das bandeiras da UBES: “Temos travado uma luta para mobilizar e conscientizar os produtores de eventos, artistas e todo o setor cultural sobre a importância de garantir aos estudantes a meia-entrada de verdade!”.

Não perca a oportunidade de prestigiar e absorver mais da cultura! Garanta sua Carteirinha de Estudante da UBES.