Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

“Mas eu não sou as coisas e me revolto”
12 de June de 2017
Quem são os excluídos do Enem
26 de June de 2017
Mostrar todos os posts

Secundas enriqueceram debates do 55ª Conune

Limite de gastos públicos, reforma do ensino médio e projeto Escola Sem Partido foram alguns dos temas debatidos no 55ª Congresso da UNE, entre 14 e 18 de junho, que tocaram em questões essenciais para se entender o Ensino Médio brasileiro atualmente.

Camila Lanes, presidente da UBES, participou da mesa “Escola Sem Partido X educação emancipadora”, com a vereadora Sâmia Bomfim (PSOL SP), a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), a secretária de Educação de Minas Gerais Macaé Evaristo e o professor da UFRJ Josué Medeiros.

Para ela, o projeto, apesar de se colocar como neutro, persegue o pluralismo de ideias e confunde educação escolar formal com a educação a ser recebida pelos pais. Entre outras coisas, o Escola Sem Partido quer limitar aprendizados que não sejam consenso entre as famílias, impedindo que jovens conheçam outras culturas.

A líder secundarista defendeu o contrário: “Os secundaristas acumularam uma experiência muito rica nas ocupações de mais de mil escolas e a luta por uma educação emancipadora é presente no Brasil. No próximo semestre vamos precisar nos unir e se for preciso ocupar tudo de novo. O Temer nos teme, mas nós não tememos o Temer”.

Ana Julia: “a conta não fecha”

DSC_2750

A militante secundarista do Paraná Ana Júlia Ribeiro, uma das vozes das ocupações que se espalharam pelo país contra a PEC 55, foi convidada do Conune na mesa “PEC 55, Plano Nacional de Educação e financiamento de educação pública”. Ela citou a meta 6 do PNE, que trata da implementação do ensino integral de qualidade, e comparou com o ensino integral previsto na “deforma do ensino médio” de Temer. Segundo ela, sem orçamento necessário, a educação com mais horas por dia nunca será a exigida pelo PNE. Ou seja, aumentar o número de horas de permanência na escola, mas não aumentar a verba, não fecha a conta.

A mesa “Base Nacional Curricular Comum, reforma do ensino médio e a licenciatura” também tocou no assunto. Estava presente o deputado Reginaldo Lopes (PT), relator do projeto original da reforma, que chamou atenção para a falta de verba para oferecer um ensino mais caro que o atual. Ele afirmou:

“O que está em jogo agora, de forma conduzida pelo mercado financeiro, é o discurso de que a Constituição não cabe mais no orçamento público brasileiro”

O Conubes vem aí

O 55º Congresso da UNE, realizado em Belo Horizonte, terminou neste domingo (18) com a eleição da nova presidenta, Julianna Dias. Foram cinco dias com 36 mesas de discussão, oficinas, atividades culturais, passeata e uma grande plenária. Participaram 15 mil estudantes de todo o Brasil. O próximo grande encontro do movimento estudantal acontecerá em novembro, com o Congresso da UBES. Logo, o site da UBES trará mais informações.