Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Como o grêmio mudou minha escola
22 de September de 2017
ARTIGO: Nossos corpos e nossas vidas nos pertencem
28 de September de 2017
Mostrar todos os posts

Secundaristas do continente se encontram na Colômbia

“A América Latina tem lutas específicas em cada país, mas um mesmo ideal: uma educação pública que emancipe nosso povo”, afirma Jairo Marques, diretor de Relações Internacionais da UBES. É para organizar essa luta que acontece em outubro o II Encontro Latino-Americano de Estudantes Secundaristas, na Colômbia, entre 28 de setembro e 1º de outubro.

O evento é organizado pela Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (OCLAE) e o presidente da entidade, o cubano Yordan Porro, garante que a participação da UBES “é fundamental, pela capacidade de representação e o que representa para os secundaristas brasileiros e do continente”. A UBES participa, inclusive, da organização do encontro.

Responder à pergunta “Qual escola que queremos?” será o principal objetivo. “Além da resistência, precisamos criar propostas e avançar na construção”, diz Yordan.

Temas

Com o lema “Secundarista, seu nome é povo nas ruas”, o encontro será dedicado à memória de Che Guevara, pelo 50° aniversário da sua morte. A realização na Colômbia mostra apoio ao processo de paz enfrentado pelo país.

100 anos depois

Já ouviu falar no Manifesto de Córdoba? O movimento, que completa 100 anos em 2018, foi a primeira iniciativa estudantil para reivindicar uma educação acessível e soberana para toda a América Latina. Naquela época, o ensino era ainda mais elitista, antidemocrático e copiado de modelos estrangeiros.

Um século depois, secundaristas latinos se reúnem para atualizar o texto e reafirmar o grito. “Ainda precisamos avançar muito em relação à gratuidade e qualidade. É um sonho do movimento estudantil e a principal bandeira da OCLAE”, planeja o presidente da entidade continental.

Matéria originalmente publicada no PLUG – set, out e nov / 2017
Baixe o jornal PLUG: