Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes lamentam morte de Dáleti Jeovana
23 de outubro de 2017
“Primavera”: filme apresenta personagens das ocupações secundaristas
26 de outubro de 2017
Mostrar todos os posts

Obrigado, Ziraldo!

Criador do Menino Maluquinho, Ziraldo Alves Pinto é um dos principais escritores infantis do Brasil. Além de ter espalhado centenas de ilustrações, quadrinhos, cartuns e livros por aí, ele ajuda todos os dias a semear consciência e união pelas escolas do Brasil. Em parceria com a UBES, ele é autor da cartilha “Triiiim… A hora do grêmio é essa!”.

Grande incentivador da leitura e conhecimento no País, Ziraldo ficou muito satisfeito ao lançar a cartilha, no 13º ENET, no Rio de Janeiro, em 2015. “Vocês têm que continuar fazendo tudo isso. Trabalhem para transformar o Brasil num país de leitores”, afirmou ele, que também já lutou, com o jornal O Pasquim, pela redemocratização do Brasil durante o regime militar (1964-1985).

A cartilha

Desde 2015, quando foi lançada pela UBES, a cartilha é distribuída por lideranças secundaristas em todos os estados do Brasil e deixa mais acessível o conhecimento sobre a lei do Grêmio Livre, um direito incondicional dos estudantes brasileiros. “Sua escola tem que ser legal, e pode ser!”, diz o conteúdo, que mostra de forma dinâmica como os estudantes podem se unir em grêmios para usarem melhor o espaço.

Segundo Pedro Gorki, liderança secundarista no Rio Grande do Norte, o material já faz parte do dia a dia dos secundas e ajuda muito no esclarecimento de quem está conhecendo o movimento estudantil:

“De uma forma descontraída e didática, a cartilha já faz parte do cotidiano e transforma-se a cada dia em mais um livro paradidático, um livro que ensina política, cidadania e a amor à escola”.

Leia a cartilha de grêmios da UBES

Veja entrevista da UBES com Ziraldo: