Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Abertas inscrições para o 42º CONUBES!
20 de September de 2017
Contra o machismo, estudantes se unem em coletivos
21 de September de 2017
Mostrar todos os posts

Evento conecta Institutos Federais em Brasília

De 19 a 22 de setembro, acontece a segunda edição do ConectaIF, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O encontro da educação profissional, científica e tecnológica aproxima estudantes, sociedade e mercado de trabalho em atividades criativas.

Camila Lanes, presidenta da UBES, participou da abertura do 1º Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, parte do evento. Ela aproveitou para chamar atenção para o projeto de redução da maioridade penal em pauta no Senado: “Enquanto estamos debatendo sobre educação pública, congressistas estão optando por menos escolas e mais cadeias”.

A UBES acredita que o ensino técnico previsto pela reforma do Ensino Médio não tem a ver com a educação de qualidade oferecida pelos Institutos Federais. Nos IF’s, os jovens não deixam de estudar outras matérias do Ensino Médio para ter a formação profissionalizante. Por isso, é essencial que o investimento por estudante seja maior do que a média do ensino regular.

Atividades

Além de mesas de debate, apresentações culturais feitas pelos jovens e mostra de curtas, o ConectaIF tem muitas atividades práticas, como oficinas e feiras. No Desafio de Projetos, por exemplo, os estudantes precisam apresentar soluções para problemas reais, com acompanhamento de profissionais da área.

No IF Olímpico, equipes de estudantes competem entre si em uma espécie de “masterchef secunda’. Nesta quarta (20), as provas foram a produção de alimentos como geleia e requeijão. O público presente pode participar da degustação e atribuir as notas de cada grupo. Para terminar, os estudantes irão realizar uma oficina ensinando a fazer os preparos.

Mais informações
Acompanhe o evento pelo Facebook