Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Ocupações do Paraná viram filme
11 de May de 2017
Congresso da UNE vai reunir 10 mil em Belo Horizonte
16 de May de 2017
Mostrar todos os posts

Elas se tornaram mães na adolescência e seguiram em frente

Um a cada cinco bebês brasileiros que nasceram em 2014 eram filhos de mães adolescentes, de 10 a 19 anos. O número tem diminuído – e a UBES defende a educação sexual nas escolas para que diminua cada vez mais. Em 10 anos, caiu 17%.

Mas este continua sendo um dos maiores motivos para que garotas desistam do Ensino Médio. Entre as secundaristas que deixaram a escola, 18% apontaram a gravidez como motivo. Um pouco melhor do que em 2004, quando esta foi a razão de 25% do abandono escolar de garotas.

Dados: pesquisa Juventudes na Escola, do Ministério da Educação, Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) e Faculdade Latino-Americana de Ciências (Flacso), de 2015, pesquisa Juventudes Brasileiras, da Unesco, de 2005 e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, de 2017

Dados: pesquisa Juventudes na Escola, do Ministério da Educação, Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) e Faculdade Latino-Americana de Ciências (Flacso), de 2015. Pesquisa Juventudes Brasileiras, da Unesco, de 2005. Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde, de 201 7

A falta de estrutura para deixar os bebês durante as aulas e a necessidade de complementar o orçamento contam muito para a decisão de parar de estudar. Mas outros fatores também podem ser determinantes, como o preconceito e falta de apoio por parte de professores, colegas e até a direção da escola, como algumas garotas contam ao site da UBES e como mostra o relatório da UNESCO Juventudes e Sexualidade.

Por outro lado, ter uma rede de apoio fortalecida e boa recepção no ambiente escolar fazem com que garotas que engravidaram precocemente não deixem de sonhar – o que só comprova a necessidade de psicólogos nas escolas e boas condições de trabalho para os profissionais da Educação. Além disso, a ampliação do acesso a creches, como determina o Plano Nacional de Educação, é fundamental para que mães de todas as idades possam manter outras atividades além da maternidade.

Conheça Rosely, a caminho de ser pedagoga, Mayara, futura advogada, e Brenda, que quer se tornar enfermeira.

.

“Falavam que minha vida tinha acabado”

Rosely, 20 anos, mãe de Ruan, 4, vice-presidenta da União dos Estudantes Secundaristas do Acre (UESA) e futura pedagoga
Rosely, 20 anos, mãe de Ruan, 4, e futura pedagoga

Rosely, 20 anos, mãe de Ruan, 4, e futura pedagoga

“Quando fiquei grávida, aos 15 anos, acabei deixando o colégio estadual onde estudava, no Acre. Até fui algumas vezes à aula, mas enfrentei preconceito tanto dos colegas quanto de professores e coordenação. Diziam que a minha vida tinha acabado e que a maioria das meninas na minha situação desistiam dos estudos e eram sustentadas pelas mães. Decidi não ir mais.

Meu filho, Ruan Kalleb, nasceu em novembro e, no ano seguinte, resolvi começar de novo. A experiência, em outra escola estadual, foi bem melhor. Isso fez muita diferença. Fui super bem recebida pelos professores e também pela coordenação. Alguns professores sabiam da minha rotina e me ajudavam com os estudos.

A possibilidade da família ajudar foi fundamental, no meu caso. Consegui estudar de manhã, trabalhar como auxiliar administrativo de tarde e fazer cursinho para o Enem de noite, enquanto meu filho ficava com a bisavó e a tia. Agora consegui uma vaga e vou poder estudar Pedagogia.

A maior dificuldade é como as pessoas mudam o olhar sobre você, depois que engravida. É indignante que, se um homem assume ter um filho, é reconhecido como herói. Se uma mulher decide isso, é fracassada. E quando uma mulher decide não ser mãe também é julgada como um monstro.

A sociedade nos faz sentir apreensivas, como se não pudéssemos mais chegar a lugar algum. E, quando conseguimos realizar objetivos, ainda não somos reconhecidas, porque não fizemos mais do que nossa obrigação.

Outra coisa: quando engravidei, já existiam palestras organizadas pelas juventudes e pela Ubes sobre prevenção, mas isso não atingia bairros mais distantes. Infelizmente, ainda não atinge, mas espero que a gente consiga avançar.”

.

“Dá tempo de fazer meu sonhado curso”

Brenda, 18 anos, mãe da Manuela, de 3, e futura enfermeira. vive em São Paulo.

“Até os 6 meses de gravidez, continuei acompanhando as aulas do Ensino Médio. Mas fui ficando com um pouco de vergonha, os amigos se afastaram um pouco, e acabei desistindo.

Eu planejava voltar logo que Manuela nascesse, mas acabei não conseguindo desapegar dela. Me dava dó de deixá-la para ir à aula. Mas hoje tenho 18 anos e acho que ainda dá tempo. Pretendo fazer um supletivo este ano e seguir meu desejo de fazer enfermagem.

Eu achava que não seria capaz de cuidar da minha filha, pois meu avô, com quem eu vivo, não aceitava, e o pai não acompanhava muito. Mas minha família foi me apoiando e eu fui conseguindo.”

.

“Deixei de ser jogadora, mas realizo o sonho de fazer Direito”

Mayara, 17, mãe do Gabriel, 2, e futura advogada. Vive no Rio Grande do Sul.
Mayara, 17, mãe do Gabriel, 2, e futura advogada

Mayara, 17, mãe do Gabriel, 2, e futura advogada

“Eu estava perto de conseguir ser jogadora de futebol. Aos 14 anos, já atuava profissionalmente em um time em Canoas (RS). O contrato foi rompido quando souberam que estava estava grávida, com seis meses de gravidez.

Mas eu tinha também outros sonhos, e um deles era fazer Direito. Hoje consigo fazer esta faculdade. Meu avô fica com meu filho enquanto vou às aulas. E estou procurando trabalho.

Apesar da gravidez no 2° ano do Ensino Médio, consegui terminar o ciclo, graças, entre outras coisas, ao empenho de professores e colegas.

Na escola, fui bem acolhida. Conversaram comigo bastante, me davam atividades para casa. Eu podia amamentar meu filho no intervalo. Eles me ajudaram o máximo possível. Meus colegas me apoiaram, me mandavam os trabalhos. Já os outros alunos da escola ficavam me olhando com cara de assustados.

O mais difícil? Ter que se afastar do Gabriel para ir às aulas. Minha mãe ficou com ele por dois meses, mas ela mora muito longe de mim. Eu só o via aos fins de semana. Foi muito ruim. Pensei em parar de estudar. Mas tive o incentivo de amigos. Apesar de ter perdido muitas amizades, os mais próximos me apoiaram bastante.”