Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Nova data do 42º Congresso da UBES
9 de October de 2017
Você conseguiria viver sem ela? Carteirinha da UBES ganha nova campanha
11 de October de 2017
Mostrar todos os posts

8 curiosidades sobre Goiânia

Uma grande vantagem da capital do Goiás para realização de encontros estudantis é a posição geográfica. Bem no meio do país, facilita a participação de jovens de todas as regiões brasileiras. É o que acontecerá no 42º CONUBES, entre 30 de novembro e 3 de dezembro.

“A UBES vai ocupar Goiânia, localizada estrategicamente num estado central no país, levando mais de 10 mil estudantes para debater a defesa da educação pública”, afirma Camila Lanes, presidenta da entidade.

Goiás enfrenta quadro grave no ensino público, com ameaças de terceirização e militarização. “Os desafios são enormes no Goiás e no Brasil, por isso mesmo precisamos de toda irreverência da juventude para apontarmos o rumo certo da educação de qualidade e emancipadora”, diz Gabriel Tatico, liderança estudantil no estado.

Inscreva-se no 42º Conubes.

Enquanto o 42º Congresso da UBES não chega, conheça características da cidade:

1- Sem morros

Uma boa notícia para começar: a cidade é muito plana, quase sem subidas e descidas, favorável para se andar a pé. Afinal, ela fica no Planalto Central, região de cerrado e muito reta.

2- Com que roupa?

Goiânia é uma cidade muito quente no verão! Roupas leves e protetor solar não podem faltar na mochila.
O clima do cerrado tem inverno e verão bem delimitados. Entre maio e setembro, o termômetro chega a marcar 10ºC e a seca é grande, mas, no verão, o normal é fazer sempre mais de 30ºC. E chove.

3- Setores, que setores?

Não estranhe: em vez de bairros, as regiões da cidade são chamadas setores. A maioria das atrações estão concentradas no setor Marista e setor Bueno. Já o CONUBES acontece no setor Central, na Praça Universitária.

4- Praça Universitária

Localizada entre as universidades PUC e UFG, é bastante frequentada por estudantes. Neste circuito acontecerá a maioria das atividades do CONUBES. Além de muito espaço, no local há um museu a céu aberto, com esculturas de artistas locais.

5- Cidade dos Estudantes

Goiânia tem sido conhecida desta forma porque, além de ter muitas universidades, costuma receber muitos encontros estudantis. O CONUBES esteve na capital goiana em 2007 e 2009.

6- Tudo planejado

Goiânia tem os endereços definidos por letras e números, como Brasília. Isso porque é uma cidade planejada. Ela foi arquitetada para ocupar o centro do Brasil antes mesmo de Brasília existir, nos anos 1930. A tentativa do governo Getúlio Vargas em povoar o centro do país ficou conhecida como “marcha para o oeste”.

7- Muito verde

Há 94 m² de área verde por habitante, o que coloca a capital goiana na lista das mais arborizadas do país. Aproveite a viagem para conhecer um dos 28 parques e bosques do lugar.

8- Pequi: você ama ou odeia?

A culinária típica de Goiás mistura muito tradição indígena com a dos bandeirantes paulistas, por isso assados e galinhada estão entre pratos principais. Um dos orgulhos locais é o pequi, uma fruta do cerrado também usada na comida. O gosto é bem forte e, por isso, dizem que a pessoa ou adora ou detesta! Em Goiás, não deixe de experimentar para decidir em qual lado você está.

Saiba mais sobre Goiânia e o 42º Congresso da UBES