Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Eu tombo, tu tombas, ela tomba geral
27 de November de 2017
10 dicas para ocupar o 42º Congresso da UBES
29 de November de 2017
Mostrar todos os posts

42º CONUBES traz convidados e debates de responsa

Lançamento do filme Primavera, início das celebrações dos 70 anos, Circuito de Cultura Secundarista, passe livre, lei da mordaça, Diretas Já! e Campanha se Liga 16! são alguns dos temas e atividades do Congresso da UBES.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

PRIMAVERA: SECUNDARISTAS E SUAS OCUPAÇÕES

A atriz Ana Petta estará na abertura do 42º CONUBES, que será também o pré-lançamento do filme “Primavera”, dirigido por ela. Ana é formada em Artes Cênicas pela pela ECA-USP, atuou na série de TV “Unidade Básica”
e nos longas “Trabalhar Cansa” e “O Mundo Invisível”. Dirigiu o documentário “Osvaldão” e o “Praia do Flamengo, 132”, além de ter idealizado e produzido o filme “Repare Bem” da diretora portuguesa Maria de Medeiros.
QUANDO: QUARTA-FEIRA (29), ÀS 19H

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA


Heleno Manoel Gomes Araújo Filho é Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e participará da mesa “Defender a educação pública é defender a soberania nacional”. Formado em Ciências Físicas e Biológicas pelo FOPOP, é coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE) e professor da Educação Básica da rede pública do Estado de Pernambuco.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 10H

DIRETAS JÁ E A CAMPANHA SE LIGA 16!

 

 

 

 

 

 

Coordenadores do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto) e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Josué Rocha e João Paulo Rodrigues, respectivamente, estarão na mesa “Diretas Já! e a Campanha Se Liga 16!”. Ambas as entidades têm atuado fortemente, junto à UBES, contra as reformas de Temer e por novas eleições no país.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 10H

REDUÇÃO NÃO É A SOLUÇÃO!


Presidenta da União dos Negros Pela Igualdade (UNEGRO), Ângela Guimarães, participa da mesa “Redução não é a solução! O extermínio e o encarceramento da juventude negra”. Formada em Ciências Sociais pela UFBA, Ângela, feminista e ativista dos direitos humanos, foi também secretária Nacional-adjunta de Juventude e presidenta do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 10H

BATE-PAPO COM O RENEGADO


O rapper mineiro Renegado fará pocket show, seguido de bate-papo com os secundas. O músico, que canta sobre o cotidiano de pessoas comuns, atuou no movimento estudantil, participando do grêmio nas três escolas por onde passou durante o Ensino Médio, e diz que esse momento lhe deu “a base sobre política, compreensão coletiva e participação dentro da sociedade”.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 13H

CULTURA EM MOVIMENTO


Bruno Ramos, um dos coordenadores da Liga do Funk, organização cultural periférica que forma milhares de jovens por todo Brasil, integrará a mesa sobre o “Circuito de Cultura Secundarista da UBES (CIRCUS), a meia-
entrada e uma política de cultura”. Além de ser colunista da Mídia Ninja, Bruno foi membro do Conselho Nacional de Juventude e estuda sociologia na FESP-SP.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 15H

PASSE LIVRE JÁ!


O engenheiro e criador do projeto Tarifa Zero, Lúcio Gregori, participará da mesa “Passe livre e o transporte enquanto direito”. O autor do projeto tarifa zero, que serviu de inspiração para o Movimento Passe Livre (MPL), coordenou a elaboração da proposta quando era secretário dos Transportes da então prefeita paulistana Luiza Erundina, no começo da década de 1990. A ideia era a prefeitura de São Paulo bancar o custo com o aumento do IPTU nas áreas mais valorizadas da cidade.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 10H

A LEI DA MORDAÇA E A (DE)FORMA DO ENSINO MÉDIO


A Procuradora-geral da República do Brasil, Deborah Macedo Duprat, trará contribuições importantes para a mesa “Escola sem mordaça e a contra reforma do ensino médio”. Formada em direito pela UnB, onde também concluiu o mestrado em Direito e Estado, a jurista, membro do Ministério Público Federal, é crítica do ensino religioso nas escolas públicas, ajuizou ação de inconstitucionalidade defendendo que tal disciplina não pode ter caráter confessional.
QUANDO: QUINTA-FEIRA (30), ÀS 15H

UBES 70 ANOS


A deputada estadual Manuela D’Ávila é presença confirmada para o Ato dos 70 anos da UBES. A jovem parlamentar gaúcha, pré-candidata à presidência pelo PCdoB nas eleições 2018, também começou sua luta no movimento estudantil, atuando na vice-presidência sul da União Nacional dos Estudantes (UNE), de 2001 a 2003.
QUANDO: SEXTA-FEIRA (1º), ÀS 15H