Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES lança Campanha do Agasalho
22 de June de 2016
UBES compõe Comitê Nacional de Educação Contra o Golpe e vai às ruas no próximo dia 29 em ato unificado
23 de June de 2016
Mostrar todos os posts

UBES participa do Festival da Utopia, em Maricá (RJ)

Começa nesta quarta-feira (22) e segue até o domingo (26), o Festival da Utopia, um grande encontro de dimensão internacional entre movimentos sociais, artistas e pensadores de vários países para debater a construção da resistência democrática.

Realizado em Maricá (RJ) -cidade onde o transporte é gratuito aos seus mais de 100 mil habitantes-, o festival tem como mote a busca por novas ideias e ações práticas em resposta à conjuntura por que passam o Brasil e a América Latina.

Mais de 20 caravanas de todo Brasil já estão confirmadas. Na programação que é organizada e composta por movimentos sociais, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas participará com uma tenda do movimento estudantil, encabeçando debates sobre a luta contra o golpe e a ocupação de escolas.

A presidenta da UBES, Camila Lanes, participa também da abertura do Festival, ao lado dos convidados já confirmados o ex-presidente Lula, Aleida Guevara, filha do lendário Che.

O estudante e presidente da UPES, Emerson Santos, conta que também pegará a estrada rumo ao Rio de Janeiro. “Nesse momento da Primavera Secundarista, em que temos pautado a educação de qualidade e denunciado o golpe, compor o Festival é ampliar ainda mais o debate sobre o papel das ocupações e compartilhar nossa experiência com grandes nomes que constroem a luta conjunta pela democracia na América Latina”, ressaltou o jovem paulista.

Na programação cultural, o palco localizado na Praia da Barra receberá artistas como Racionais, Emicida, Beth Carvalho, Detonautas Roque Clube e Chico César. Artistas regionais e locais também terão destaque o evento. As apresentações de teatro acontecerão na Praça Central de quarta à sexta. Já a Feira da Reforma Agrária e da Economia Solidária irá oferecer alimentos orgânicos e uma Feira Literária com títulos de mais de 30 editoras.

Entre os organizadores do Festival estão o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Fora do Eixo, dentre outros. A realização é da Prefeitura Municipal de Maricá em conjunto com entidades dos movimentos sociais. Todas as atividades são gratuitas.

Para saber mais sobre o Festival da Utopia, acesse o site.