Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

No Rio de Janeiro, polícia usa arma de choque contra ato estudantil pacífico
17 de June de 2016
Secundas aproveitam festas juninas para reforçar lutas do movimento estudantil
17 de June de 2016
Mostrar todos os posts

PR: Estudantes conquistam pautas das ocupações e iniciam movimento ‪#‎BetoExterminadorDoFuturo‬

Estudantes do município de Arapongas, no Paraná, tomaram as ruas nesta sexta-feira (6), para denunciar o descaso do governador do Estado, Beto Richa, com a educação e cobrar a abertura de uma CPI da Operação Quadro Negro (que investigue os desvios de recursos da construção e reforma de escolas para campanha eleitoral de políticos) e a CPI Publicano (que investigue o pagamento de propina a auditores da Receita Estadual do Paraná e sonegação de impostos por parte de empresários).

13433340_667595313397662_7414252501743276947_oA atividade compõe o novo calendário de mobilizações do movimento estudantil intitulado #‎BetoExterminadorDoFuturo. Na última terça (14), os estudantes foram até a Assembleia Legislativa para recolher assinaturas de Deputados e pressionar a abertura das CPI’s.

Segundo o presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), a campanha dá continuidade às ocupações das escolas que aconteceu em Maringá, que já rendeu conquistas aos jovens. “A ideia é que seja uma campanha permanente contra os descasos do governador. Ela será lançada oficialmente no dia 2 de julho, de forma unitária com outros movimentos”, explicou Matheus dos Santos.

Em Nota Oficial, divulgada no dia 1º de junho, a UPES informou as conquistas das ocupações e falou sobre os próximos passos da luta em defesa da educação.
“Uma assembleia geral dos estudantes de Maringá cumpriu o papel de interpretar o saldo da reunião e optou por ‘suspender’ por tempo as ocupações, mas deliberou manter as operativas em estado de alerta caso o governo não cumpra com os itens que se comprometeu”, diz trecho.

NOTA ESCLARECE POSICIONAMENTO DOS ESTUDANTES

Desde a 1° ocupação em Maringá, no Colégio Estadual José Gerardo Braga, o conjunto dos estudantes secundaristas maringaenses, utilizando um de seus instrumentos de luta, a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, para estabelecer diálogo com a Secretaria de Estado de Educação (SEED) e com o governo do Estado.

Na última semana, representantes da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e representantes do Governo e da SEED, estiveram em Maringá para receber as pautas de reivindicação dos secundaristas maringaenses. Com representantes de todas as ocupações de Maringá, diretores da UPES, UBES e da UMES, um conjunto des estudantes entregou aos deputados e representantes do governo as pautas de reivindicação das ocupações e se comprometeram em realizar uma audiência com o governador no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Os representantes do governo se comprometeram em abrir o diálogo com os estudantes.

Uma assembleia geral dos estudantes de Maringá cumpriu o papel de interpretar o saldo da reunião e optou por ‘suspender’ por tempo (sic) as ocupações, mas deliberou manter as operativas em estado de alerta caso o governo não cumpra com os itens que se comprometeu, sendo eles:

  • Retomada imediata das obras que não terminaram e outras que nem saíram do papel, devido aos desvios de dinheiro, culminando na operação QUADRO NEGRO. O governo tem 15 dias para enviar à UPES um relatório das obras;
  • Participação de um diretor da UPES no conselho estadual de alimentação escolar;
  • Regularização e abertura das licitações de todos os produtos da merenda escolar (produtos da agricultura familiar chegam em todos os colégios do estado. É a primeira vitória do movimento). O governo tem 15 dias para enviar à UPES um relatório das licitações;
  • Contratação de mais profissionais da nutrição, pelo menos um por região (hoje, apenas 4 nutricionistas prestam serviço na área de alimentação escolar).

Por fim, convocamos os estudantes a permanecerem em alerta e fiscalização. Aproveitamos para reafirmar nosso compromisso com a educação pública e com os estudantes. Seguimos em luta!

13323687_661926050631255_3857066088665805475_o