Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Primavera Secundarista: Luta estudantil garante conquista histórica para educação no Rio Grande do Sul
15 de June de 2016
Secundaristas são agredidos por policiais durante votação do Plano Municipal de Educação, em Salvador (BA)
16 de June de 2016
Mostrar todos os posts

Plano Estadual de Educação em São Paulo agora é lei

Com quase um ano de atraso, o Projeto de Lei 1.083/2015, o Plano Estadual de Educação, foi aprovado na última terça-feira (14/6) na Assembleia Legislativa de São Paulo. Após conquistas consideráveis desde o ano passado, como pôr abaixo a reorganização das escolas e aprovar a CPI da Merenda, dessa vez a UPES e a UEE-SP emplacaram emendas essenciais ao projeto inicial, que irão democratizar a educação, diminuir a evasão e aprimorar a qualidade.

As 21 metas irão nortear a educação nos próximos 10 anos.

Além disso, os estudantes, os professores e organizações sociais ligadas à educação barraram a votação do Plano que Governo Geraldo Alckmin tentou aprovar na surdina, tramitando em regime de urgência, esse que tinha uma versão considerada vazia para as verdadeiras necessidades da educação.

O projeto apresentado pelo deputado Roberto Engler (PSBD) em agosto do ano passado, não foi discutido com as entidades e não teve consulta pública.

Na pressão, e interrompendo as sessões que votariam o Plano, a Comissão de Educação e Cultura incluiu mais seis audiências públicas pelo estado no ano passado e uma a mais esse mês na capital.

OPINIÃO DOS ESTUDANTES

Para o presidente da UPES, Emerson Santos, a pressão secundarista foi essencial para emplacar emendas essenciais ao projeto. Entre os destaques, ele comemora a meta de fortalecimento da gestão democrática nas escolas, limite para número de estudantes nas salas de aulas, oferta da universalização da alimentação em todos os períodos do ensino (inclusive noturno) e nas escolas técnicas, vestibular unificado para acesso às estaduais, cotas, assistência estudantil e a criação de um Sistema Estadual de Educação.

“Continuaremos mobilizados para a aplicação e aprimoramento do Plano a partir de criação de projetos de leis que viabilizem o seu cumprimento. Levaremos as pautas vetadas para as nossas salas de aulas, afinal, não é porque uma Casa conservadora não permitiu a inclusão do debate de gênero nas escolas, que nós estudantes deixaremos passar batido. Ainda haverá muita luta!”, ressaltou.

Emerson também questionou o fato do texto aprovado não garantir um percentual mínimo de investimento para educação, “estando a reboque do PIB nacional”.

Confira as propostas da UPES e UEE-SP aprovadas:

metas