Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Reunião da diretoria executiva da UBES aprova calendário de atividades
10 de October de 2016
Em SP, movimento estudantil inicia ocupação no escritório da Presidência da República contra PEC 241
10 de October de 2016
Mostrar todos os posts

PEC 241: o desmonte dos direitos da população é votado na Câmara dos Deputados

Um dos maiores ataques aos direitos da população desde a ditadura militar poderá se concretizar nessa segunda-feira (10), na Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda à Constituição 241 (PEC 241) é mais um retrocesso que marca a agenda neoliberal do governo golpista de Michel Temer. Caso aprovada, a PEC 241 irá afetar áreas fundamentais como Educação e Saúde, ao congelar os investimentos públicos pelas próximas duas décadas.

O projeto determina que pelos próximos 20 anos, o valor destinado à manutenção dos direitos sociais deverá ser corrigido de acordo com a inflação do último ano. De acordo com o site naoapec241.com.br , com a aprovação da proposta, a educação perderia R$ 72 milhões de reais. O setor da saúde ficaria sem o investimento de 37 bilhões.

FONTE: naoapec241.com.br

De maneira tendenciosa, a mídia tradicional brasileira tem pautado a medida como a determinação de um teto para os gastos públicos, ou seja, um controle para que as contas do governo possam ser organizadas e a situação econômica do país seja recuperada. A proposta, entretanto, é um pacote de ataques aos diretos dos trabalhadores, dos estudantes, além das camadas sociais mais carentes, que necessitam de políticas públicas, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni), o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), o Bolsa Família, dentre outros.

Diretamente de Brasília, a presidenta da UBES, Camila Lanes, denunciou a obstrução da participação pública na sessão que define o futuro do país:

Nas redes sociais, o assunto tem gerado muitas manifestações:

 

 

 

Autoritarismo

Aliados de Temer demonstraram o autoritarismo, marca do governo, ao afirmar que aqueles que se colocassem contra a PEC, seriam retaliados através da perda de cargos e até mesmo sofreriam com cortes de recursos.

Num conchavo, deputados dispostos a negociar sobre o andamento da proposta reuniram-se nesse domingo (9), em Brasília, na casa de Rogério Rosso (PSD-DF) para tratar da votação antecipadamente.