Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Máfia da merenda continua impune em São Paulo
20 de April de 2016
Festival de música movimenta escola ocupada no Rio de Janeiro
26 de April de 2016
Mostrar todos os posts

Manifestações contra o golpe se espalham pelo país

Por todo o Brasil, o simbólico feriado de Tiradentes foi de luta. Em São Paulo, depois de uma quinta-feira (21) movimentada pela atividade “Juventude nas ruas #NãoAoGolpe”, na Avenida Paulista, o evento “Estudantes pela Democracia” ganhou adesão da população paulistana no sábado (23). Contra o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o evento criado no Facebook culminou em centenas de estudantes ocupando o Vale do Anhangabaú, no centro da capital.

Na quinta, dia do mártir da Inconfidência Mineira, no ato da Avenida Paulista, os estudantes dançaram e cantaram “Não vou deixar o golpe acontecer de novo, não” e “Não vai ter golpe”.  Mesmo sem bandeiras, carros ou caixas de som, com cartazes e voz coletiva encorparam o jogral:

“Somos nós que temos o dever de todos os dias levar a verdade para a população contra esse golpe. O que está em jogo não é apenas o mandato, e sim todas as conquistas sociais que nós já conseguimos”.

Os protestos contaram com o apoio e a presença de representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e de outros movimentos estudantis.

Ato_Feriado_Cuca_SP

PIQUENIQUE CONTRA O GOLPE

Com muita alegria, o “Piquenique da Democracia” também levantou a luta contra o golpe, novamente na Avenida Paulista, na manhã do último domingo (24). Os estudantes marcaram presença na atividade, que teve adultos e crianças ocupando um dos principais cartões postais de São Paulo.

No interior, Campinas entrou na luta. Os manifestantes organizaram ato em frente a casa do promotor de justiça e deputado federal Carlos Sampaio, um dos maiores articuladores da votação pelo impeachment na Câmara dos Deputados, que teve sua postura conservadora e antidemocrática questionada.

ESCRACHO NA CASA DO BOLSONARO 

Na manhã do domingo (24), no Rio de Janeiro, a frente do apartamento do deputado federal Jair Bolsonaro amanheceu ocupada por centenas de ativistas. Os manifestantes se disseram indignados com a postura do parlamentar que, ao votar pelo sim do impeachment da presidenta Dilma, homenageou o torturador da ditadura militar Brilhante Ustra.

No escracho, que aconteceu na Barra da Tijuca, jovens se vestiram de Hitler em alusão à figura do deputado.

CINELÂNDIA CONTRA O GOLPE

Na sexta-feira (22), foi a vez da praça da resistência carioca, palco de grandes lutas democráticas. A Candelária foi tomada pelos estudantes e movimentos sociais que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. No meio do trajeto até a Cinelândia, a passeata passou pelo Largo da Carioca, onde fica o escritório do Deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), que foi vaiado pelos manifestantes.

SEM TERRINHAS

A Marcha pela Democracia chegou à cidade de Santa Bárbara, interior de Minas Gerais, na noite de sábado (23), após passar pelas sedes das mineradoras Samarco e Vale. Uma grande caminhada percorreu a cidade, puxada pelos Sem Terrinhas, que cantaram e entoaram palavras de ordem.

A Marcha pela Democracia saiu de Ouro Preto no dia 22, com destino a Belo Horizonte, onde chegará na próxima terça (26) para um grande ato público contra o Golpe.

NovaIorque_MidiaNinja

TODO O MUNDO CONTRA O GOLPE

No domingo (24), artistas e manifestantes realizaram uma intervenção no gramado do Congresso Nacional: uma grande roda pela democracia, com aproximadamente 500 pessoas. O diretor de teatro Fernando Villar, convocou a população para formar as palavras Golpe, SOS.

Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, as ruas foram ocupadas na sexta-feira (22) por brasileiros e estrangeiros contra o golpe.

ESTUDANTES CONVOCAM PARALISAÇÃO

Em defesa da democracia, os protestos espontâneos tendem a crescer, sobretudo pelo impacto do circo que foi a aprovação do impeachment pela Câmara de Deputados, presidida por Eduardo Cunha, réu em processo de corrupção no Supremo Tribunal Federal (STF).

O STF parece não ter urgência, assim como a Câmara dos Deputados, em aplicar a lei contra Cunha, enquanto editoriais da grande imprensa defendem que a prioridade é o impeachment de Dilma e não o combate sem tréguas à corrupção.

No próximo dia 28 de abril, quinta-feira, o movimento estudantil liderado por grêmios, secundaristas, DC’s e CA’s comandarão junto com a UBES, UNE e ANPG uma Paralisação Nacional com trancaços nas escolas, aulas públicas, assembleias e manifestações. Acesse o evento aqui e saiba mais.

Foto de capa e foto 2: CUCA da UNE / Foto 3: Mídia Ninja.